Notícias

Qual o impacto da Aviação nos Mercados Mundiais?


Qual o impacto da Aviação nos Mercados Mundiais Qual o impacto da Aviação nos Mercados Mundiais

Se há 100 anos nem se poderia imaginar a existência de voos comerciais para a população geral, a realidade é que o desenvolvimento de todo esse setor já permite que seja possível viajar por
algumas dezenas de reais. Contudo, qual será o impacto de se parar com o setor da aviação,
sabendo que grande parte do turismo, transporte e consumo está dependente dos aviões
constantemente no ar?

Free Shadow Image of a Plane Flying during Sunset Stock Photo

Imagem: https://www.pexels.com/photo/shadow-image-of-a-plane-flying-during-sunset-104826/

Com uma média de 10 mil voos no ar a cada minuto que passa, a realidade é que um atraso voo internacional, nem poderia ser muito prejudicial para todo o setor. Porém, tal seria muito diferente se acabasse por existir uma paragem geral nesse setor fundamental. Sabendo que até na Europa já estão existindo "lay offs" e ameaças francesas de encerrar seu espaço aéreo, todo essa conversa fará todo o sentido que possa estar acontecendo.

Setor do Turismo iria reduzir de forma substancial

Precisamente se há uns séculos nem se imaginaria possível poder "voar" para outro país, em nossa sociedade recente essa já é uma opção mais do que natural. Logo, tudo está adaptado para que os países possam receber grande parte de seus turistas em seus Aeroportos. Caso isso fosse colocado em causa, também todo o setor do turismo iria sofrer uma queda muito elevada de suas receitas.

Vale a pena realçar que muitos países têm como uma de suas fontes principais de receitas esse mesmo turismo. Bastará olhar para o caso francês, italiano ou até mesmo egípcio. Já para não esquecer muitos países asiáticos. Também por isso se percebe muito bem como é essencial todo esse setor, permitindo que a economia possa circular muito melhor e permitindo que seja acessível conhecer novas culturas e desenvolver novas ligações pessoais e profissionais.

Setor dos transportes seria um dos mais afetados

Sem dúvida alguma que, pelo avião ser um dos meios de transportes principais no comércio internacional, deixar de existir esse meio iria significar uma transição que prejudicaria todos os envolvidos. Porém, é importante notar que ainda um grande porcentual dos transportes entre países e até entre continentes, ainda é realizado por contentores, que são transportados por grandes navios.

Sim porque, na maioria dos casos, quando faz uma encomenda para países europeus asiáticos, por exemplo, o mais provável é que esse produto chegue em contentores. Tudo isso acontece porque os contentores não só têm maior capacidade, como também permitem que possa se transportar produtos que são muito mais pesados. Caso contrário, esse transporte por avião ficaria rapidamente muito caro, prejudicando em muito o valor final de seu produto.

Voos estão ficando mais baratos?

Se analisarmos o fenômeno da aviação na Europa, sem dúvida que os voos parecem estar mais acessíveis do que nunca. Tudo isso é explicado pelo surgimento e sucesso que muitos desses low costs estão conseguindo apresentar. Claro que esse fenômeno também já surgiu no Brasil, mas muito mais entre Estados. Logo, será que é uma questão de tempo até que se possa realizar voos low costs entre os diferentes continentes, abrindo portas a que ainda mais pessoas interessadas possam conhecer novos locais do planeta?

Fonte: Divulgação