Notícias

ENEL lança projetos sociais no entorno da subestação ELAGOS em Rio das Ostras


ENEL lança projetos sociais no entorno da subestação ELAGOS em Rio das Ostras ENEL lança projetos sociais no entorno da subestação ELAGOS em Rio das Ostras

Mais de 300 professores e alunos de duas escolas municipais de Rocha Leão participaram das palestras e gincanas sobre o uso sustentável da energia.

A Enel Distribuição Rio segue promovendo uma série de atividades socioeducativas e culturais relacionadas à sustentabilidade junto a estudantes de escolas públicas no entorno da obra de construção da nova Subestação de Entroncamento Lagos no Núcleo Urbano Rocha Leão, em Rio das Ostras. Estão sendo desenvolvidos pela Enel, de forma integrada, dois projetos: o Laboratório Cidades Criativas, com viés cultural, e o Enel Compartilha Energia na Escola, de cunho educacional, em parceria com a STN - empresa que está à frente das obras de construção da subestação ELagos.

As atividades foram abertas com palestras para mais de 300 participantes de duas escolas municipais, dentre eles alunos e professores. As palestras levaram às escolas o conceito de energia, detalhando como a eletricidade chega até a casa dos alunos, dando dicas de segurança, incluindo visita da equipe técnica da STN, além de abordar a relação da energia com a sustentabilidade. Também foram distribuídos exemplares do gibi da Enel “Juca Energia”, que traz de forma lúdica dicas de segurança com a eletricidade dentro e fora de casa. Os estudantes estão participando ainda de uma gincana com apresentações artísticas de música, teatro, desenho, poesia, dança e pintura, incluindo a montagem de uma maquete sobre os conteúdos que aprenderam durante as palestras. Os trabalhos vencedores (alunos e professores) serão premiados e o resultado da gincana será divulgado hoje (26) e amanhã (27).

No Laboratório Cidades Criativas, estão programadas oficinas abordando os aspectos históricos de Rio das Ostras, além de pontos importantes relacionados ao desenvolvimento da localidade de Rocha Leão. Durante esta semana, alunos do 4º ao 9º ano participaram da primeira rodada de oficinas. A segunda etapa está prevista para o dia 7 de junho e incluirá alunos do 6º ao 9º ano. Ao todo, serão 12 horas de atividades trabalhando questões práticas e estéticas sobre arte urbana.

Sobre o Enel Compartilha Energia na Escola

O projeto é baseado na metodologia do Procel nas escolas: trabalha a importância da valorização dos recursos naturais e do consumo consciente, principalmente da energia elétrica, por meio dos conceitos de desenvolvimento sustentável e eficiência energética. A iniciativa também conta com a Nave Educacional Enel, um ônibus adaptado com recursos audiovisuais e interativos, jogos lúdicos e tecnologia de realidade virtual 3D. Para Leonardo Soares, responsável por Projetos de Sustentabilidade da Enel Rio, “o principal objetivo do Enel Compartilha Energia na Escola é promover a mudança de hábitos de consumo de energia da comunidade escolar e promover mais conhecimentos sobre sustentabilidade e eficiência energética".

Tamires Ferreira Guimarães, supervisora de SMS da STN Empreendimentos, reforça que é preciso formar sujeitos ecológicos e conscientes, que escolhem adotar uma ideologia de vida voltada à preservação do meio ambiente. “A redução de resíduos e a conscientização sobre a preservação ambiental por meios sustentáveis vêm se tornando indispensáveis para formarmos bons profissionais. Então, pensamos ‘por que não começar a incentivar esta ideia nas escolas’?”, reforça Tamires.

Sobre o LAB Cidades Criativas

Viabilizado pela Enel por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e a CEDAE, e realizado pela Quitanda Soluções Criativas, o LAB Cidades Criativas é um programa de design urbano e ocupação cultural que busca reestruturar praças públicas de cinco cidades fluminenses: Rio das Ostras, São João da Barra, Macaé, Casimiro de Abreu e Rio Bonito. O projeto atual consiste em ações de intervenção urbana como pinturas, instalações e mobiliário urbano através da convocação de artistas e da participação popular. Até agosto todas as cinco cidades deverão ter sido contempladas com ações do projeto.

Nos espaços para exercícios físicos, serão instalados QR Codes para acionamento de um educador físico online capaz de auxiliar a população com as técnicas de utilização dos aparelhos disponíveis no local. Além disso, o programa vai selecionar até 20 jovens para participar de formações artísticas livres em arte urbana com os artistas da Rua Walls. A ideia é selecionar e premiar propostas artísticas e arquitetônicas, bem como oferecer bolsas para jovens artistas visuais e/ou estudantes de arquitetura.

Para Leonardo Soares, “os impactos dessas transformações promovem uma dinâmica social de bem-estar urbano que reconhece as territorialidades e a inteligência coletiva. Por meio de intervenções urbanas, o projeto ajuda a construir de cidades menos desiguais e mais sociáveis, além de promover o ordenamento e a reestruturação de áreas subutilizadas e com potencial de transformação social e criativa.”

Sobre a obra da Subestação Lagos

As obras da Subestação de Entroncamento Lagos devem injetar até 1.600 MVA de potência na rede e terão capacidade de atender mais de 700 mil clientes nas regiões dos Lagos e Norte Fluminense. O investimento neste projeto chega a R$107 milhões. A nova subestação faz parte de uma série de obras programadas pela Enel Rio para aumentar a qualidade do fornecimento e fortalecer a rede na área de concessão da distribuidora no estado. Nos últimos dois anos, foram investidos R$1,5 bilhão que contribuíram para a melhora na qualidade do fornecimento de energia ao cliente.

A nova subestação prevê iniciativas de eficiência energética durante a operação, incluindo 100% de luzes de LED, construção projetada para uso inteligente de iluminação e ventilação natural, sensores de presença e sistema de refrigeração mais modernos e eficientes. A reutilização de recursos também está incluída no projeto, que propõe novas formas de pensar no descarte, além de reuso de água e materiais. Todo o projeto de construção da subestação contemplou iniciativas mais sustentáveis desde a sua etapa de planejamento. “A unidade, além de trazer maior segurança ao sistema de fornecimento de energia elétrica, tem o compromisso de impactar de forma positiva a comunidade de seu entorno com projetos culturais e sociais”, afirma Rover França, responsável por Obras de Alta Tensão da Enel Rio.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Fonte: Enel Distribuição Rio