Notícias

INMETRO exige que instalação de Gás Natural em veículos seja feita apenas por profissionais habilitados


INMETRO exige que instalação de Gás Natural em veículos seja feita apenas por profissionais habilitados INMETRO exige que instalação de Gás Natural em veículos seja feita apenas por profissionais habilitados

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) comemora a publicação das portarias nº 130/2022 e nº 133/2022, do Inmetro, que aprovam, respectivamente, o Regulamento Técnico da Qualidade e os Requisitos de Avaliação da Conformidade para instalação de sistema de Gás Natural (GNV) em veículos automotores e para requalificação de cilindros destinados ao armazenamento de GNV.

Desde 2018, o Crea-RJ debate o assunto, tendo feito, inclusive, seminário sobre o tema. Ao longo de quatro anos, o Conselho manteve diálogo com o Inmetro no sentido de reforçar a importância de contar com profissionais habilitados e devidamente registrados em seus respectivos conselhos regionais profissionais na instalação e manutenção de sistema de Gás Natural Veicular (GNV).

O Crea-RJ sempre pleiteou que o requisito para que este tipo de serviço seja prestado de forma correta e segura e que seja realizado por empresas registradas em seus conselhos profissionais, com presença de um responsável técnico.

Ao longo dos últimos anos, especialmente em 2019, os engenheiros mecânicos e conselheiros do Crea-RJ Marco Antonio Barbosa, Ricardo Rios, André Granato da Silva Castro e Carlos Roberto Gonçalves Tourinho estiveram em rodadas de conversas com o Inmetro.

Na pauta das reuniões, a necessidade de ampliar os esforços em busca da segurança dos usuários de GNV, contando com profissional habilitado que possa fazer frente, com seus conhecimentos e habilidades, ao conjunto de ações necessárias. Vários encaminhamentos foram debatidos, inclusive sobre as formas de combater o mercado paralelo no setor.

O atual coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia (CEEM) do Crea-RJ, engenheiro Carlos Roberto Tourinho; juntamente com os coordenadores que o antecederam na CEEM, engenheiros Ricardo Rios e Marco Antonio Barbosa, apresentaram várias sugestões que foram incorporadas às portarias nº 130/2022 e nº 133/2022 do Inmetro, como a formação e as especializações necessárias aos engenheiros, tecnólogos e técnicos habilitados a realizarem o serviço.

Faça bons negócios com a Petrobras, sem riscos, ou prejuízos.

Treinamento Gestão do Contrato com a Petrobras EAD - Exclusivo no Brasil

Excelente oportunidade para conhecer nosso treinamento EAD Gestão do Contrato com a Petrobras, e evitar prejuízos na relação contratual com a empresa.

Click aqui e saiba mais: https://lnkd.in/eKATDTc

Fonte: Cristina Freitas - Libris