Notícias

Petrobras fecha parceria para mapear emissões na cadeia de fornecedores


Petrobras fecha parceria para mapear emissões na cadeia de fornecedores Petrobras fecha parceria para mapear emissões na cadeia de fornecedores

A Petrobras fechou uma parceria com o Carbon Disclosure Project (CDP), organização internacional sem fins lucrativos que mapeia emissões de gases de efeito estufa. O objetivo da colaboração será incentivar os fornecedores da Petrobras a medir e reportar emissões, no contexto da transição para uma economia de baixo carbono.

A estatal aderiu ao programa de cadeia de fornecedores do CDP, que busca mapear emissões de escopo 3, ou seja, aquelas resultantes da produção de bens e serviços necessários às atividades e operações de uma empresa. Em abril, o CDP começou a contactar 500 empresas fornecedoras da Petrobras para responderem um questionário sobre o mapeamento e o monitoramento de emissões. A participação dos fornecedores é voluntária.

“Acreditamos que a adesão a este programa do CDP reforça o compromisso da Petrobras com a redução de emissões de carbono, além de produzir um efeito mobilizador na cadeia de valor da companhia junto a centenas de fornecedores da companhia”, afirma a gerente executiva de Suprimentos, Bens e Serviços da Petrobras, Marina Quindere.

As empresas selecionadas para participar do programa fornecem produtos e serviços para todas as áreas da companhia. Segundo a Petrobras, a seleção das empresas participantes foi definida a partir de critérios de representatividade financeira e da função crítica para as operações da companhia, além do volume de emissões que podem gerar e riscos associados ao meio ambiente, entre outros.

Essa é uma das primeiras iniciativas da Petrobras em relação às emissões ligadas à cadeia de valor. A empresa ainda não tem metas para neutralizar as emissões do escopo 3. Hoje, a companhia tem objetivos de redução das emissões de carbono de escopo 1, que resultam diretamente das operações da empresa, e de escopo 2, relacionadas ao consumo de energia. A estatal pretende diminuir as emissões absolutas em 25% até 2030.

“Na Petrobras temos ações estruturantes através do Programa Carbono Neutro e investimentos previstos, que vão garantir a nossa trajetória de redução de emissões com melhor custo-efetividade”, explica a gerente executiva de mudança climática da Petrobras, Viviana Coelho.

O Programa Carbono Neutro da Petrobras busca identificar o desenvolvimento das soluções para descarbonização da empresa ao menor custo.

Faça bons negócios com a Petrobras, conhecendo as etapas do contrato.

Treinamento Gestão do Contrato com a Petrobras EAD - Exclusivo no Brasil

Excelente oportunidade para conhecer as etapas de um contrato, e fazer uma excelente Gestão junto a Petrobras, evitando prejuízos na relação contratual com a empresa.

Click aqui e saiba mais: https://lnkd.in/eKATDTc

Fonte: Valor