Notícias

Hidrogênio azul nas plataformas do pré-sal da Bacia de Santos


Hidrogênio azul nas plataformas do pré-sal da Bacia de Santos Hidrogênio azul nas plataformas do pré-sal da Bacia de Santos

Estudos que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) deve lançar nos próximos dias vão levantar a possibilidade de instalação de plantas de produção de hidrogênio azul em plataformas offshore já existentes no pré-sal da Bacia de Santos.

Dessa forma, o CO2 emitido no processo seria capturado e injetado nos reservatórios, tal qual é feito hoje com o gás natural.

“Estão sendo feitos estudos ainda para injeção de CO2, porque já temos a tecnologia pronta para injetar o gás natural nos reservatórios. É um gás mais ácido que o natural, mas estudos apontam essa possibilidade”, explica a analista Claudia Bonelli, que participou da elaboração da nota.
A agência epbr conversou com a equipe da EPE responsável pela elaboração dos estudos, comandada pela diretora de Estudos de Petróleo e Gás, Heloisa Borges.

Os estudos vão mostrar que o Hidrogênio pode ser rota para gás natural na transição energética

Vão trazer as perspectivas para produção de três cores de hidrogênio no país: o cinza – produzido a partir da reforma a vapor do gás natural com emissão de carbono na atmosfera –, o azul – mesmo processo, porém com captura e armazenamento do CO2 (CCS) emitido – e o turquesa – obtido a partir da pirólise do gás natural, gerando carbono sólido, uma espécie de coque que pode ser reaproveitado em processos industriais.

Outro estudo de caso demonstrará a produção de hidrogênio azul onshore, em que o CO2 capturado seria transportado até a região do pré-sal para injeção nos reservatórios.

Curso Novo Repetro Sped com instrutor Doutor e Mestre em Direito Internacional

Treinamento à distância, ministrado por Márcio Ávila, Doutor e Mestre em Direito Internacional, Analista Tributário, Advogado concursado, e Consultor Jurídico na Área Tributária da Petrobras, por 12 (doze) anos.

Confira aqui: https://lnkd.in/dJ5y-en

Fonte: EP BR