Notícias

Macaé celebra pacto pelo Desenvolvimento Regional


Macaé celebra pacto pelo Desenvolvimento Regional Macaé celebra pacto pelo Desenvolvimento Regional

Polo da retomada das atividades ligadas ao mercado de óleo, gás e energia, Macaé tornou-se, nesta quinta-feira (02/12), referência também para o pacto pelo Desenvolvimento Regional, celebrado junto ao governo do Estado e cidades que compõem as regiões Norte e Noroeste Fluminense.

A partir do acordo, que estabelece o diálogo como prioridade na construção de ações mútuas que integrem a expertise e vocação de cada município dessas regiões, desde a agricultura, passando pela indústria, comércio e produção de energia, Macaé assume o protagonismo de constituir uma nova trajetória rumo ao desenvolvimento, baseada no fortalecimento das atividades base da economia, com foco na preparação do município para registrar um novo ritmo de progresso.

No Encontro para o Desenvolvimento Regional do Estado, o prefeito Welberth Rezende recebeu o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah, que lidera o movimento de integração entre as cidades do interior do Rio de Janeiro.

“Sediar esse encontro é reconhecer que somos verdadeiramente uma cidade pujante, com grande potencial de ajudar o Estado a retomar a economia. E não caminhamos sozinhos. Precisamos e reconhecemos a importância do desenvolvimento das cidades da nossa região. Por isso mantenho sempre o diálogo com os prefeitos que, assim como eu, acreditam que o emprego é verdadeiramente o caminho para transformar a vida e a realidade da nossa cidade”, disse Welberth.

O encontro marcou também a integração de Macaé junto a Quissamã, São João da Barra, Carapebus, Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana e Cardoso Moreira que assinaram junto a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, a Carta Compromisso e se comprometeram a formular agendas estratégicas e colaborar com ações que promovam o reaquecimento da economia regional.

“Acredito que todas as ações do Estado são importantes, mas nada se consolida se o desenvolvimento das cidades da região não for forte. A eficiência do nosso trabalho garante à população saúde, educação e segurança pública. Para ter dinheiro no caixa da prefeitura, tem que existir política pública para o desenvolvimento. Os gestores precisam acreditar no potencial das suas cidades e estimular as atividades que geram emprego, renda e receitas. E, nesse caminho, também é preciso planejar a geração de empregos. Só existe emprego para a população local se garantir qualificação para quem vive aqui. É por isso que a parceria com as instituições é importante”, ressaltou Vinícius Farah.

O Encontro para o Desenvolvimento Regional do Estado sediado por Macaé contou também com a participação do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Thiago Pamplona; do Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna; do presidente da Câmara de Macaé, Cesinha, além do diretor de operações do Senac, Pedro Teixeira; presidente da regional do Sistema Firjan, Francisco Roberto Siqueira, e o presidente do Sebrae RJ, Júlio César Resende.

Faça bons negócios com a Petrobras.

Treinamento Gestão do Contrato com a Petrobras EAD - Exclusivo no Brasil

Excelente oportunidade para conhecer nosso treinamento EAD Gestão do Contrato com a Petrobras, e evitar prejuízos na relação contratual com a empresa.

Click aqui e saiba mais: https://lnkd.in/eKATDTc

Fonte: SeCom Macaé