Notícias

5 dicas para você montar um currículo em vídeo sensacional


5 dicas para você montar um currículo em vídeo sensacional 5 dicas para você montar um currículo em vídeo sensacional

Imprimir currículos e sair para entregar no seu bairro felizmente é coisa do passado.

As empresas hoje mais do que nunca estão optando por outras formas de conhecer os candidatos. Uma delas que vem se destacando e sendo cada vez mais aderida por quem está contratando ou por quem busca uma oportunidade, é o currículo em vídeo enviado digitalmente. Esta é uma ótima maneira de se ter uma perspectiva mais completa sobre o profissional, pois o modelo audiovisual é assimilado mais rápido, agiliza o processo de seleção e pode recolocar o colaborador com mais rapidez no mercado de trabalho.

Para você que pretende se destacar e investir nessa entrega diferenciada de currículo, separamos 5 dicas que vão ajudar no início da sua criação, deixando-o irresistível para as empresas que assistirem:

1. Quem é e qual é o perfil da companhia?
O perfil da empresa para qual estiver mandando seu currículo dirá muito sobre a forma que você terá de gravar, seja com uma roupa casual, um ambiente descontraído ou
ainda um tom mais formal, caso seja requerido. Então coloque este princípio sempre em primeiro lugar, pois este é um fator eliminatório logo no início dos processos.

2. Seja detalhista com o enquadramento
Acredite ou não, mas o enquadramento exerce um papel enorme no quão a sério te levarão. Filme sempre na horizontal para um ângulo mais amplo, focando no rosto e ombros, olhe sempre para a câmera (não para sua imagem) e apoie bem seu celular ou câmera para que a imagem não fique tremida.

3. Não faça um vídeo longo demais
Se atente ao tempo que seu currículo em vídeo terá, ele não pode ser breve demais e nem exaustivamente longo. Opte por editores de vídeos capazes de criar intros chamativas, pois os primeiros segundos são fundamentais para atrair a atenção e garantir que seu conteúdo seja relevante. Repasse e até roteirize o que dirá se necessário, de forma que todo o conteúdo não ultrapasse 3 minutos de vídeo.

4. Cuidado com a ambientação
Tão importante quanto o que você estará dizendo no centro do quadro, é o cenário que vai aparecer no fundo do vídeo, pois o ambiente dirá quase tanto quanto você. Procure um local mais silencioso e claro possível, para não atrapalhar a captação de som e imagem e se atente à limpeza, e organização dos objetos que farão parte da composição do material.

5. Não torne um documentário sobre sua vida
Neste caso, você é o tópico, mas não necessariamente toda sua história deve ser contada no currículo em vídeo. É importante saber quais informações priorizar: se
apresente primeiro, o que faz hoje em dia, seus atributos pessoais e profissionais, suas experiências, conquistas e resultados notáveis e por fim deixe uma mensagem positiva às pessoas recrutadoras.

Os currículos em vídeo trazem uma conexão mais humana com a empresa, além de evidenciar a sua individualidade, ressaltando seu profissionalismo.

Siga este passo a passo e não encontrará problemas para ter um produto de qualidade à mostrar. O mais importante, é ser quem você é, pois

https://blog.solides.com.br/o-que-e-video-curriculo/
https://www.catolicasc.org.br/blog/como-fazer-um-video-curriculo/
https://folhadirigida.com.br/blog/video-curriculo-como-fazer/
https://www.youtube.com/watch?v=aCVFGTKg8aM
https://www.youtube.com/watch?v=ORsulvyyGZU

Fonte: Redação