Notícias

Ocyan e Intelie fecham parceria que oferece solução ao mercado de óleo e gás


Ocyan e Intelie fecham parceria que oferece solução ao mercado de óleo e gás Ocyan e Intelie fecham parceria que oferece solução ao mercado de óleo e gás

Iniciativa surgiu de um projeto de monitoramento de dados em tempo real que diminuiu consideravelmente os riscos em poços de petróleo e nas atividades de operação de sondas de perfuração

Dando continuidade a uma parceria de sucesso de 3 anos, Intelie e Ocyan assinam acordo de cooperação tecnológica para o desenvolvimento e comercialização da solução BowTie, de monitoramento e gerenciamento dinâmico de barreiras e redução de riscos operacionais. A Intelie, empresa brasileira que tem revolucionado o mercado de análise de dados por meio de inteligência operacional, está se consolidando como líder de inovação em streaming de dados. Já a Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, fortalece seu posicionamento no topo da lista de empresas mais inovadoras que atuam offshore.

A solução BowTie é baseada na conhecida metodologia que esquematiza os caminhos de um risco desde suas causas até suas consequências, desenvolvendo barreiras para prevenir os perigos de acidentes graves e para mitigar seus impactos, sejam essas barreiras humanas, organizacionais (processo) ou físicas (equipamentos). A aplicação desenvolvida consiste no acompanhamento instantâneo das operações para identificar situações pré-estabelecidas como arriscadas, ou seja, que representam algum grau de risco e podem levar a problemas sérios, bem como o cálculo do risco residual e identificação se aquele risco é tolerável para sequência das operações. A equipe de engenheiros recebe um alerta de tudo que é considerado ameaça a partir das melhores práticas de operação da companhia que adotar o produto e pode atuar proativamente para solucionar o evento, cuidando da segurança das pessoas e evitando danos ambientais, tempos não produtivos e reduzindo custos com manutenção e reposição de máquinas. Há também a possibilidade de automatizar algumas respostas e ações.

Quando procurou a Intelie para o projeto que originou a solução, o objetivo da Ocyan era desenvolver e aplicar metodologias para monitorar em tempo real as condições de risco de suas operações. Para isso, foram desenvolvidos painéis de visualização dos perigos e observação das barreiras, com gráficos que ficavam disponíveis no Centro de Suporte à Decisão. O projeto fez tanto sucesso que foi estendido para o monitoramento de riscos residuais. Quando aplicado, foi possível notar o potencial que o produto teria em diferentes indústrias e as duas empresas decidiram unir seus conhecimentos para o lançamento.

Futuros clientes podem configurar no aplicativo quais são considerados eventos-topo para seu negócio, ou seja, situações alarmantes que a empresa quer evitar e que trazem risco para as operações. A plataforma da Intelie ajuda na predição de falhas, mas também auxilia na diminuição de avarias e dos efeitos causados, no caso de o engenheiro não responder ao alerta a tempo de evitar que o fenômeno ocorra. No projeto inicial com a Ocyan, os riscos selecionados para supervisionamento são os mesmos mapeados no Safety Case das sondas de perfuração, variando desde uma situação de pandemia, até a queda de uma aeronave ou vazamento de hidrocarbonetos.

“Esta parceria dá início a uma nova Era para a Intelie, pois consideramos que junto com a Ocyan poderemos inovar melhor e ainda mais rápido. O BowTie é importante ferramenta de gestão porque tem potencial para ser adaptado e aproveitado por qualquer indústria, trazendo economia e reduzindo riscos para negócios e pessoas”, diz Lelio Souza, CEO da Intelie.

“A inovação é um dos motores da Ocyan e, por isso, é uma grande satisfação ter um parceiro tecnológico como a Intelie, uma empresa que ganhou destaque internacional tão rápido por revolucionar a análise e monitoramento de dados em tempo real. Ao unirmos nossos conhecimentos, construímos uma solução que terá um impacto muito positivo na segurança das operações no setor de óleo e gás, além de poder ser aplicada em outras indústrias nas quais  a segurança de processo é crítica”, diz Heitor Gioppo, VP Executivo de Perfuração da Ocyan.

Sobre a Intelie

Fundada em 2008 por quatro amigos brasileiros com o objetivo de revolucionar o mercado de análise de dados em tempo real, a Intelie é hoje uma empresa global. A startup desenvolveu o Intelie LIVE®, software de Inteligência Operacional, que une Inteligência Artificial de ponta com inteligência humana para transformar dados em resultados. A Intelie trabalha com empresas líderes de diferentes segmentos, como Oil & Gas, Processamento de Alimentos, Mineração, Logística, Serviços Financeiros, entre outros.

Faça bons negócios com a Petrobras.

Treinamento Gestão do Contrato com a Petrobras EAD - Exclusivo

Excelente oportunidade para conhecer nosso treinamento EAD Gestão do Contrato com a Petrobras, e evitar prejuízos na relação contratual com a empresa.

Click aqui e saiba mais: https://lnkd.in/eKATDTc

Fonte: Renata Piñeiro – CDN Comunicação