Notícias

Petrobras inicia aquisição sísmica para monitoramento do campo de Sapinhoá


Petrobras inicia aquisição sísmica para monitoramento do campo de Sapinhoá Petrobras inicia aquisição sísmica para monitoramento do campo de Sapinhoá

Segundo a estatal, sistema é importante para gerenciamento de reservatórios de petróleo e otimização da produção

Petrobras dará início no domingo, 13/06, a primeira das duas aquisições sísmicas do projeto de monitoramento do campo de Sapinhoá, na área do pré-sal da Bacia de Santos.

Segundo comunicado ao mercado divulgado pela estatal, a aquisição sísmica é uma ferramenta importante de gerenciamento de reservatórios e otimização dos sistemas de produção, buscando maximizar o valor dos ativos através do aumento do fator de recuperação das jazidas.

Segundo a empresa, o contrato firmado com a Seabed Geosolutions do Brasil, com investimento total de US$ 118 milhões, contempla a aquisição e processamento geofísico 3D e 4D.

A Petrobras é a operadora da concessão do campo de Sapinhoá, com 45% de participação, em parceria com a Shell Brasil Petróleo (30%) e Repsol Sinopec Brasil (25%).

A sísmica base (3D), com 575 km² de área, está sendo iniciada este mês, e a aquisição sísmica monitora (4D), com 478 km² de área, está prevista para início em 2024, acrescenta a estatal.

Os novos levantamentos utilizarão uma solução tecnológica denominada Ocean Bottom Nodes (OBN), que permite uma melhor coleta de informações a partir de sensores instalados no leito oceânico para obter melhor resposta sísmica em áreas geologicamente complexas como as do pré-sal.

Faça bons negócios com a Petrobras.

Treinamento Gestão do Contrato com a Petrobras EAD - Exclusivo

Excelente oportunidade para conhecer nosso treinamento EAD Gestão do Contrato com a Petrobras, e evitar prejuízos na relação contratual com a empresa.

Click aqui e saiba mais: https://lnkd.in/eKATDTc

Fonte: Estadão