Notícias

Como a tecnologia pode te ajudar a investir melhor


Como a tecnologia pode te ajudar a investir melhor Como a tecnologia pode te ajudar a investir melhor

A tecnologia é um elemento presente nas vidas de um imenso número depessoas e empresas no mundo. É ela que permite simplificar processos, criando condições para que inúmeros procedimentos antes demorados se tornem cada vez mais ágeis.

É por isso que, para quem investe, a tecnologia precisa ser compreendida como uma aliada na busca por melhores resultados. Esse entendimento é algo que costuma diferenciar os investidores de sucesso no mercado daqueles que não prosperam.

No universo dos ativos rentáveis, são raros os investidores que conseguem ter sucesso sem contar com ferramentas como softwares mais avançados.

Como a tecnologia aparece no mercado de investimentos

Da mesma forma que qualquer pessoa pode usar seu celular para conversar com amigos, jogar on-line e organizar suas tarefas, também é possível usar o smartphone para investir, sem perda de qualidade nos processos. Isso porque tanto as corretoras de valores quanto os bancos já perceberam a importância de simplificar o acesso do investidor a recursos mais avançados, pois isso dá a essas instituições, condições para atrair e fidelizar clientes.

Consequentemente, a cada ano as soluções parecem mais sofisticadas, embora seu uso seja acessível até para os mais leigos em tecnologia. Dentro dos aplicativos e ferramentas, os usuários podem conhecer os produtos financeiros com muito mais rapidez e até aplicar sem precisar comparecer a um ambiente físico, já que o home broker, solução presente nas plataformas de investimentos, funciona como uma espécie de pregão virtual, no qual é possível enviar ordens de compra e de venda on-line.

Soluções que o investidor precisa conhecer

Basta conferir a própria dinâmica do mundo dos investimentos para entender como ele tem sido modificado nos últimos tempos. Se antes o relacionamento com os bancos era marcado por burocracia e perda de tempo, em um mundo moderno já é possível contar com os bancos digitais, operando de maneira virtual, evitando problemas como filas e
reduzindo gastos com processos desnecessários. Em termos de custos também ocorreram mudanças, com valores mais atrativos de tarifas bancárias.

Para o investidor que deseja ter resultados aplicando o seu dinheiro, o que vale é investir com estratégia e contar com as ferramentas para day trade a fim de facilitar os processos. Nesse sentido, poder contar com o home broker, dispensa a necessidade de ligar para a corretora de valores e solicitar que um assessor de investimentos faça os procedimentos em nome do cliente.

Como o home broker é uma plataforma que tem como função conectar quem investe com o ambiente onde as movimentações são realizadas, ou seja, a Bolsa, com ele é possível fazer todos os procedimentos usando apenas a internet, virtualmente, com rapidez e segurança.

Mesmo quem nunca investiu, mas deseja aplicar no mercado de renda variável, por exemplo, pode contar com o simulador de investimentos para simular o ambiente da Bolsa, enviando ordens de compra e venda sem colocar o patrimônio em risco. Dessa forma, o investidor pode praticar à exaustão para só começar a investir de verdade quando se sentir 100% preparado para tanto.

Como a tecnologia diferencia investidores

Um operador de day trade é aquele que concentra suas ações no intervalo máximo de um dia. Para esse tipo de investidor, soluções como a plataforma profissional de negociação são fundamentais porque, mesmo trabalhando em casa, ele pode ter acesso aos recursos mais sofisticados. Em especial para quem pratica operações de trade, esse tipo de recurso é um diferencial e tanto. Além dos simuladores é possível contar também com diversas outras ferramentas e softwares que servem para analisar e
apoiar abordagens dos mais diversos tipos.

Mesmo para quem atua com foco no longo prazo, a sofisticação que a tecnologia oferece para as plataformas tende a ser um diferencial, já que ela aproxima o investidor das informações mais relevantes sobre os empreendimentos. Hoje já é possível ter acesso on-line a praticamente todos os dados empresariais que precisam ser analisados para que o cliente saiba se a empresa tem potencial de crescimento, se costuma oferecer bons proventos, entre outras informações.

 

Fonte: Luiz Affonso Mehl