Notícias

Com destaque na indústria, Macaé e Campos estão entre os maiores contratantes do estado no primeiro trimestre


Com destaque na indústria, Macaé e Campos estão entre os maiores contratantes do estado no primeiro trimestre Com destaque na indústria, Macaé e Campos estão entre os maiores contratantes do estado no primeiro trimestre

Dados compilados pela Firjan mostram que Indústria e Construção alavancaram a retomada de empregos inclusive em março, quando as medidas de restrições foram reiniciadas; especialista fala em ‘velocidade de recuperação mais constante’

Apesar das medidas de restrição implementadas em março, a indústria do norte fluminense manteve o fôlego e fechou o primeiro trimestre em destaque no estado do Rio. Segundo análise da Firjan a partir da plataforma Retratos Regionais, Macaé é a terceira cidade onde houve o maior saldo de contratações no período (1.768), enquanto Campos (1.390) figura em quarto colocado entre os 92 municípios fluminenses. Em ambos os casos, o grande setor de Indústria e Construção foi a maior contratante.

“A indústria da região vem dando provas seguidas de diversificação e resiliência. Trabalhamos para nos consolidarmos a capital da energia, e não apenas do petróleo, mas sem abrir mão de outros setores que levam emprego e renda para os moradores da região”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

No primeiro trimestre, a Indústria e Construção de Macaé e Campos tiveram o melhor saldo positivo entre admissões e demissões – respectivamente com 1.640 e 511 oportunidades criadas. A montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas foi a principal atividade contratante em Macaé (1.370), enquanto em Campos o destaque foi o de supermercados e hipermercados (350).

A tendência de alta se manteve em março, quando as medidas de restrição impostas pelo combate ao Coronavírus foram reiniciadas. Neste mês, o Norte Fluminense (+1.118) foi a região líder em contratações no setor industrial, superando o Sul Fluminense (+867) e até mesmo a capital (+504). Em março, Macaé foi a terceira maior contratante do estado (+777), enquanto Campos ficou em quinto (+496). Em Macaé, novamente a Indústria teve o melhor saldo (+1.017). Já em Campos a Indústria ficou em segundo (+126), enquanto Serviços (+164) ficou em primeiro, tendo como principal atividade contratante os serviços de catering, bufê e outros de comida preparada.

“É provável que em abril, quando houve um período maior de restrições, haja uma redução na velocidade de recuperação. Mas a gente entende que essa velocidade é mais constante, uma vez que boa parte das interrupções já não acontecem mais. Então a tendência hoje é que tenhamos uma normalização nas contratações nos próximos meses”, disse o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.

Indústrias criam mais de 3 mil postos de trabalho no estado

Em todo o estado, a indústria também manteve o ritmo. Em março, foram 3.033 novos postos de trabalho, tornando-se a segunda maior contratante neste que foi o terceiro mês consecutivo de mais admissões do que demissões. A tendência de alta se repetiu em todos os demais grandes setores: Serviços (+7.595), Comércio (+2.270) e Agropecuária (+199), num total de 13.097 novos postos de trabalhos formais em todo o estado. No saldo geral de vagas abertas, 74 dos 92 municípios fluminenses apresentaram geração líquida de emprego formal em março de 2021, frente a apenas 31 cidades que estavam contratando um ano antes, quando eclodiu a pandemia no país.

Por outro lado, após seis meses consecutivos de recuperação, o segmento de Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas voltou a demitir em março (-1.117), diante de novas restrições impostas para frear o contágio da COVID-19 no estado. No período de 12 meses desde abril do ano passado a março deste ano, os setores de Serviços (-57.217) e Indústria e Construção (-5.791) ainda acumulam perdas. Já o Comércio (+2.075) e a Agropecuária (+29) apresentaram resultados positivos nessa comparação, indicando que as contratações superaram os desligamentos no acumulado do período de abril de 2020 a março de 2021.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Fonte: Felipe Sáles - Assessor de Imprensa Firjan