Notícias

Petrobras vai aumentar produção de diesel S10 começando pela Reduc


Petrobras vai aumentar produção de diesel S10 começando pela Reduc Petrobras vai aumentar produção de diesel S10 começando pela Reduc

A Petrobras vai aumentar a sua produção de diesel S10, seguindo a estratégia da companhia de lançar produtos de maior valor agregado e com menor impacto ao meio ambiente. Ao contrário da maioria das petroleiras, a estatal brasileira definiu como meta reduzir a emissão dos seus produtos para neutralizar carbono e não diversificar sua atividade com projetos de energia limpa.
 
“A expectativa é aumentar a produção de diesel S-10 em até 16.500 m3/dia com a implantação desses projetos adicionais”, informou a Petrobras em nota. A participação do diesel S-10 da Petrobras no mercado em dezembro de 2020 foi de 54,9%. No quarto trimestre de 2020, as refinarias Replan, Refap, RPBC e Regap alcançaram recordes mensais de produção de diesel S-10.

A primeira obra de expansão será na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, para adequação da Unidade de Hidrotratamento (HDT) de diesel e QAV. “As intervenções irão aumentar a qualidade do diesel produzido nesta unidade, promovendo a redução do teor de enxofre (de 500 ppm para apenas 10 ppm), visando atender especificações do mercado local e internacional, além de requisitos ambientais”, informou a Petrobras em nota.

O investimento é da ordem de R$ 140 milhões e ampliará a capacidade de produção de diesel S-10 na Reduc dos atuais 5.000 m3/dia para 9.500 m3/dia. A conclusão das obras prevista para o segundo semestre de 2023.

Nos próximos anos também estão previstas adequações para aumento da capacidade de produção de diesel S-10 em duas refinarias no estado de São Paulo: na Refinaria de Paulínea (Replan) e na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos.

De acordo com a estatal, o uso do diesel S-10 promove a melhoria do desempenho do combustível nos motores, com impactos positivos na redução de emissões de material particulado. Além da diferença no teor de enxofre, o diesel S-10 tem maior nível de cetano, índice que mede a qualidade de ignição, ou seja, quanto maior melhor.

NEXT VIDEO IN 1CANCEL
“Estamos nos preparando para o novo mercado de refino que se formará no Brasil nos próximos anos e este projeto é de grande relevância para continuarmos competitivos, fornecendo derivados de alto valor agregado, operando de maneira sustentável e em sinergia com nossos ativos de classe mundial em águas profundas e ultraprofundas”, explica a gerente-geral da Reduc, Alexandre Coelho.

O aumento na capacidade de produção de diesel S-10 acompanha a evolução dos motores de veículos pesados e utilitários movidos a diesel, responsáveis pela maior parte da circulação de mercadorias no território brasileiro. Atualmente, existem no Brasil dois tipos de diesel rodoviário: o Diesel S-10 e o Diesel S-500, sendo este último utilizado apenas por veículos fabricados até 2011.

O preço do diesel S10 nos postos de abastecimento custa cerca de 1,5% a mais do que o diesel comum, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Faça bons negócios com a Petrobras.

Treinamento Gestão do Contrato com a Petrobras EAD - Exclusivo

Excelente oportunidade para conhecer nosso treinamento EAD Gestão do Contrato com a Petrobras, e evitar prejuízos na relação contratual com a empresa.

Click aqui e saiba mais: https://lnkd.in/eKATDTc

Fonte: Estadão