Notícias

ANP realizará 2º Workshop sobre o Modelo Conceitual do Mercado de Gás


ANP realizará 2º Workshop sobre o Modelo Conceitual do Mercado de Gás ANP realizará 2º Workshop sobre o Modelo Conceitual do Mercado de Gás

A ANP realizará, no dia 10/2, às 14h, o 2º Workshop sobre o Modelo Conceitual do Mercado de Gás. O evento será virtual, pela plataforma Teams, e também será transmitido pelo canal da ANP no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCBkxMlBBOWKqh1CxaLj321A). O 1º Workshop sobre o tema foi realizado em 11/1 (saiba mais: https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/anp-debate-mercado-nacional-de-gas-natural-em-workshop).

Neste segundo evento, serão debatidos temas relacionados às regras de balanceamento, tais como: princípios e conceitos de balanceamento; papel dos agentes; principais instrumentos de balanceamento; importância da coordenação dos transportadores; e transição para balanceamento de mercado.

O workshop contará também com a participação de representantes da Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), da Bocconi School of Management, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e do Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural (Fórum do Gás).

As inscrições para participar do workshop podem ser feitas até o dia 4/2/21, às 12h, com o envio do nome e contatos por e-mail para o endereço [email protected]. Os interessados em realizar exposição no evento devem informar junto com a solicitação de inscrição e encaminhar a apresentação. O acesso à sala virtual será prioritário aos inscritos e, em seguida, serão admitidos outros interessados, por ordem de chegada, até o limite da capacidade da ferramenta utilizada, o Microsoft Teams (300 pessoas). 

Para permitir uma maior diversidade entre os participantes do evento, em razão do limite imposto de 300 participantes da ferramenta, foi estabelecido o limite de inscrição de seis participantes por empresa. 

A publicação do Modelo Conceitual (http://www.anp.gov.br/arquivos/cp/2020/cp01/cp1-2020-modelo-conceitual.pdf) consistiu o início da primeira etapa do processo de revisão dos regulamentos que tratam das atividades de comercialização e de carregamento de gás natural, as Resoluções ANP nº 52/2011 e nº 51/2013, respectivamente. A revisão das resoluções está prevista na Agenda Regulatória 2020-2021 da ANP. 

A série de workshops tem por objetivo trazer para discussão a caracterização do mercado do gás natural e do relacionamento comercial entre os agentes, definições que influenciarão as normas de: contratação de capacidade de transporte; compra e venda de gás natural no mercado físico ou em mercados organizados (mercado de balcão e bolsa); e participação em mecanismos de contratação destinados a promover ações de balanceamento.  

Todas as contribuições recebidas durante a realização dos workshops serão consideradas na elaboração da proposta de resolução, cuja minuta passará por consulta e audiência públicas antes de sua publicação final.

Veja mais informações na página do evento: https://www.gov.br/anp/pt-br/acesso-a-informacao/agenda-eventos/2o-workshop-sobre-o-modelo-conceitual-do-mercado-de-gas.

Evite prejuízos na relação contratual com a Petrobras.

Treinamento Gestão do Contrato com a Petrobras EAD - Exclusivo

Excelente oportunidade para conhecer nosso treinamento EAD Gestão do Contrato com a Petrobras, e evitar prejuízos na relação contratual com a empresa.

Click aqui e saiba mais: https://lnkd.in/eKATDTc

Fonte: ANP