Notícias

Petrobras lança programa Mais Valor com novas soluções financeiras para fornecedores


Petrobras lança programa Mais Valor com novas soluções financeiras para fornecedores Petrobras lança programa Mais Valor com novas soluções financeiras para fornecedores

A Petrobras está lançando um novo programa de fomento à cadeia produtiva de óleo e gás no Brasil, o “Mais Valor”, que também visa aumentar a competitividade nas contratações da companhia. A iniciativa busca apoiar o setor, atingido pela pandemia do coronavírus, oferecendo a oportunidade dos fornecedores anteciparem as faturas de bens e serviços já entregues ou realizados.

A nova solução ampliará o acesso das empresas a operações de capital de giro com taxas mais competitivas junto aos bancos parceiros, utilizando o risco de pagamento da Petrobras (risco sacado). Cerca de 10 mil empresas que integram a base de fornecedores poderão aderir ao programa.

A diretora de Finanças e Relacionamento com Investidores da Petrobras, Andrea Marques de Almeida, afirma que o “Mais Valor” abre um espaço de mercado que reúne fornecedores e setor financeiro em uma mesma ferramenta. “Avaliamos que o programa terá impacto positivo no fluxo de caixa dos fornecedores que, assim como a companhia, atravessam a crise. Vamos acompanhar a adesão, mas o volume de transações tem potencial de chegar a R$ 3 bilhões por mês”, estima.

A diretora afirma ainda que o novo programa faz parte de uma agenda de soluções financeiras que tem o propósito de trazer robustez à cadeia de fornecimento e a construção de relacionamentos produtivos para que a companhia possa implementar seus projetos de forma mais ágil e econômica. “Também estamos mantendo conversas com instituições financeiras para avaliar soluções em que esses agentes possam prover diretamente aos segmentos mais intensivos em capital, como o de construção de plataformas e o de sistemas submarinos”.

Como vai funcionar?

O processo terá dinâmica 100% digital e será realizado por meio da plataforma da Monkey, startup parceira do programa. O fornecedor cadastrado na ferramenta receberá um e-mail sempre que tiver faturas disponíveis para antecipação. O piloto teve início dia 19/11 e, a partir do dia 30 deste mês, ferramenta estará aberta às demais empresas interessadas.

As transações ocorrerão por meio de um leilão reverso, vencido pela instituição financeira que fizer o lance com a menor taxa de juros. O mecanismo resulta em taxas de desconto mais atrativas para os fornecedores. O valor mínimo das faturas a serem adiantadas será de R$ 1.000,00 e não há valor máximo. Empresas de qualquer porte podem aderir ao programa e não há qualquer limitação de nicho, apenas que sejam fornecedores diretos da Petrobras.

TEMOS ÓTIMA OPORTUNIDADE PARA O FORNECEDOR CONHECER A GESTÃO DOS CONTRATOS COM A PETROBRAS:

A Petrobras lançou programa de apoio à sua cadeia fornecedora.

Para a estatal, a existência de uma cadeia de fornecimento é absolutamente fundamental, à medida que são feitas descobertas e investimentos de bilhões de dólares.

Excelente oportunidade para conhecer nosso treinamento EAD Gestão do Contrato com a Petrobras, para empresas e profissionais.

Click aqui e saiba mais: https://lnkd.in/eKATDTc

Fonte: Petrobras