Notícias

Karoon oficializa contrato de FPSO Cidade de Itajaí com aquisição de Baúna


Karoon oficializa contrato de FPSO Cidade de Itajaí com aquisição de Baúna Karoon oficializa contrato de FPSO Cidade de Itajaí com aquisição de Baúna

A joint-venture Altera&Ocyan expandiu seu portfolio de clientes na sexta (06/11) com a assinatura de contrato de fretamento e operação do FPSO Cidade de Itajaí (CDI) com Karoon Energy Ltda (empresa listada na bolsa de valores da Austrália), que é a nova detentora da concessão do Bloco de águas rasas BM-S-40, onde fica o campo de Baúna, no sudeste da Bacia de Santos. A JV opera o CDI no campo de Baúna desde 2013 para a Petrobras.

A troca de clientes se deve à aquisição do bloco  por parte da Karoon, que também expandiu o contrato com a Altera&Ocyan por mais quatro anos, o que garante a operação do CDI em Baúna até fevereiro de 2026,  com a opção adicional de renovar por mais até dois anos, ou seja, até 2028.

“Estamos entusiasmados em ter a Karoon como novo cliente e pelo fato da expansão do contrato, que venceria em fevereiro de 2022, com a Petrobras. A renovação ratifica que a Altera&Ocyan vem apresentando alta performance operacional e de segurança, o que agrega importante valor de mercado tanto para a nossa JV quanto para a nova operadora do campo”, comemora Jorge Mitidieri, vice-presidente de Serviços Integrados da Ocyan.

O FPSO Cidade de Itajaí alcançou a marca de mais de 109 milhões de barris de óleo produzidos com uptime operacional médio de 99,7%, desde o início das operações em 2013 até o momento. Operado pela joint-venture Altera&Ocyan (parceria 50/50 entre a Ocyan e a Altera Infrastructure), o FPSO apresenta índices de segurança e performance que reforçam o sucesso da operação.

Durante a pandemia, o FPSO não apresentou nenhum caso de COVID 19 a bordo, resultado de um rigoroso processo de prevenção e protocolos de saúde, o que garantiu a manutenção de plena atividade durante os últimos meses. Além disso, registramos mais de 930 dias sem acidentes com afastamento.

“Estamos contentes em anunciar este importante contrato por muitos anos com a Karoon e estamos comprometidos em trabalhar juntos para maximizar a produção no future no campo de Baúna com o CDI”, comentou Chris Brett, Presidente da Altera Production.

“A Karoon está muito feliz por estar se juntando à Altera&Ocyan em Baúna. O índice operacional e o recorde de segurança da empresa no ativo tem sido excelente e a Karoon espera criar um relacionamento construtivo daqui pra frente”, afirmou Robert Hosking, diretor-executivo da Karoon

A Altera&Ocyan possui dois ativos, além do FPSO Cidade de Itajaí (CDI), o Pioneiro de Libra (PDL), ambos com contratos estáveis de longo prazo e consolidados.

O Cidade de Itajaí

O Cidade de Itajaí é a primeira unidade de produção operada pela joint-venture Altera&Ocyan. Construído no estaleiro da Sembmarine, em Singapura, o FPSO chegou ao Brasil em 29 de dezembro de 2012, iniciando a operação em 16 de fevereiro de 2013.

O ativo é capaz de atuar em lâmina d’água de até 1.000 metros de profundidade, com capacidade para produzir 80 mil barris de petróleo diários e comprimindo e injetando dois milhões de metros cúbicos de gás por dia.

O CDI conta ainda com uma liderança feminina. A engenheira mecânica Nathalia Souza Teixeira, de 31 anos, que comanda as atividades da embarcação desde novembro de 2018. A equipe é composta por cerca de 60 integrantes a bordo e 25 onshore, além da equipe compartilhada entre as duas Unidades em operação pela JV (a outra unidade o FPSO Pioneiro de Libra). Nathalia é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e iniciou a carreira na Ocyan em 2014.

Sobre Altera Infrastructure

Altera Infrastructure é líder global em serviços de infraestrutura de energia focada principalmente na propriedade e operação de ativos de infraestrutura crítica em regiões de petróleo offshore do Mar do Norte, Brasil e Costa Leste do Canadá. A Altera Infrastructure tem mais de 2000 funcionários, ativos avaliados em, aproximadamente $5 bilhões, composta por mais de 50 ativos offshore, incluindo FPSOs, navios aliviadores, rebocadores e uma unidade de manutenção e segurança. Mais informações www.alterainfra.com.

Sobre a Ocyan

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e alta capacidade técnica para oferecer soluções para a indústria de óleo e gás no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança, a parceria de confiança construída com os clientes, e o compromisso com a sociedade, sempre com ética e transparência. Nosso propósito é a excelência na busca da energia que impulsiona o mundo. A companhia encoraja a diversidade e inclusão dentro e fora da empresa.

CURSO NOVO REPETRO SPED EAD:

Curso EAD Novo Repetro Sped com instrutor de alto nível técnico - qualifique-se à distância

Esta é uma excelente oportunidade de qualificar-se com um super desconto

Treinamento à distância, ministrado por Márcio Ávila, Doutor e Mestre em Direito Internacional, Analista Tributário, Advogado concursado, e Consultor Jurídico na Área Tributária da Petrobras, por 12 (doze) anos.

Você irá conhecer tudo sobre Análise Tributária e Aduaneira do REPETRO-SPED, e o novo Regime Aduaneiro Especial da Indústria do Petróleo e do Gás, veiculado pela Lei 13.586/17.

Matricule-se com desconto, em até 10x no cartão.

Para mais informações e matrícula click aqui: https://lnkd.in/dJ5y-en

Fonte: Renata Piñeiro - CDN Comunicação