Notícias

Setor do petróleo cada vez mais digital


Setor do petróleo cada vez mais digital Setor do petróleo cada vez mais digital

A digitalização do mundo não se manifesta apenas nos dispositivos do cotidiano e seus aplicativos. Conheça a forma como a digitalização está afetando o mercado do petróleo e gás.

Quando você pensa no mundo de hoje, depressa compreende que o mundo está ficando cada vez mais eletrônico. De repente, você pode aprender em vídeo-aulas, jogar no seu cassino online ou se conectar pelo bate-papo com seus amigos. Numa época em que sair de nossas casas oferece questionamento, é online que vemos o mundo girar e é através de nossos celulares que praticamos a grande maioria de nossas atividades. As soluções digitais, no entanto, estão sendo aplicadas em setores bem diversificados. Alguns, como o turismo ou a publicidade, podem ser mais evidentes mas, ainda assim outros – como o petróleo e gás, por exemplo – também estão usando cada vez mais esse tipo de solução e até mesmo estabelecendo parcerias com gigantes tecnológicos e integrando novidades como a inteligência artificial.

Saiba mais sobre como o setor do petróleo está se digitalizando.

Setor do petróleo está se digitalizando

A relação das empresas do petróleo com a tecnologia

A tecnologia de inteligência artificial está sendo adotada por diversas empresas do setor de petróleo e gás. Ao redor do mundo, empresas como a Total, a Shell a China Petroleum and Chemical Corp. ou a Repsol, entre outras estão investindo fortemente em tecnologia e se voltando para os maiores nomes do setor eletrônico e tecnológico para conquistarem as melhores ferramentas para essa finalidade. O uso da inteligência artificial irá modificar por completo todas as fases do processo de produção e comércio de petróleo, gerando uma grande movimentação do mercado no sentido da integração de novas tecnologias.

O potencial do IA nesse mercado

Segundo o Fórum Econômico Mundial, no setor do petróleo, a digitalização poderá gerar um lucro equivalente a 1 trilhão de dólares. Essa adaptação às novas soluções digitais poderia ajudar no gerenciamento do ciclo de vida dos ativos e ajudar a modificar os modelos operacionais e comerciais, gerando maior envolvimento dos clientes. A aplicação das soluções digitais teria, para ser bem-sucedida, de superar as barreiras que atualmente existem, reavaliando as estruturas normativas e criando uma padronização que permita o compartilhamento de dados. Uma peça chave desse processo seria digitalizar, além da parte da produção e extração, também a cadeia de fornecimento, interconectando as formas que atualmente pautam essa indústria. Gerando uma maior conexão entre compradores e fornecedores, isso permitiria uma maior eficácia e uma maior rapidez na tomada de decisões. Outras inovações que poderão contribuir para a evolução do setor

O setor do petróleo, como vários outros, está começando a se digitalizar e algumas das pesquisas que têm sido feitas poderão, futuramente, ajudar a tornar todo o processo de reconhecimento, extração e fornecimento mais fluídas e simples. Algumas tecnologias, como a inteligência artificial ou a realidade aumentada irão se unir também a estratégias digitais de previsão que ajudarão na montagem, na redução dos custos de extração e numa menor pegada ambiental ao longo de todo esse processo, garantindo também uma maior sustentabilidade.

Fonte: Maria Gonzalez