Notícias

Petroleiros testam positivo para coronavírus em plataforma a serviço da Petrobras na Bacia de Santos


Plataforma em operação no alto mar Foto - Agência O Globo Plataforma em operação no alto mar Foto - Agência O Globo

Embarcação com mais de 50 tripulantes teve "número significativo" de contaminados. É o primeiro caso de Covid-19 em unidades no mar

Um número significativo de trabalhadores em um navio-plataforma (FPSO) a serviço da Petrobras testou positivo para o novo coronavírus. Esse é o primeiro caso de contaminação em plataforma de petróleo no mar.

Segundo as primeiras informações, parte dos mais de 50 trabalhadores de uma unidade da empresa SBM Offshore afretada pela Petrobras, localizada na Bacia de Santos, foi infectada. Testes de alguns funcionarios deram positivo para o novo coronavírus.

Em nota, a SBM Offshore confirmou “que um número significativo de tripulantes a bordo de um navio no Brasil  testou positivo para o COVID-19.”. A companhia até o momento não forneceu maiores detalhes  sobre  a quantidade de trabalhadores contaminados.

Segundo fontes do setor, havia 53 trabalhadores no navio-plataforma. Uma parte deles teria apresentado sintomas e testes confirmaram o coronavírus. Ainda segundo essas fontes, esses trabalhadores seriam transferidos para um hotel onde ficariam em quarentena.

Viu isso?Brasil é pressionado pela Opep a reduzir produção de petróleo

Ao GLOBO, a SBM argumentou que, para garantir a privacidade dos funcionários, não informará a identidade dos infectados e nem a embarcação em que trabalham. A empresa informou apenas que eles estão recebendo atenção médica e sendo monitorados de perto.

De acordo com a SBM,  algumas pessoas já desembarcaram e estão recebendo  atendimento médico em terra. No entanto, a empresa não informou qual o número de trabalhadores que já deixaram a plataforma e nem o local em que estão abrigados.

A bordo do navio-plataforma estão sendo adotadas medidas preventivas de distanciamento social e reforço nos procedimentos de higienização.  A SBM Offshore explicou que está em contato com as autoridades brasileiras e com seu cliente, que é a  Petrobras, para gerenciar a situação. A Petrobras afirmou que cabe à SBM dar informações sobre o caso.

A SBM, que tem origem holandesa, ressaltou que implementou um programa de resposta global à pandemia que monitora de perto as operações da companhia no mundo. E isso inclui o monitoramento das tripulações em sua frota e o gerenciamento de situações especiais, com adoção de  protocolos com relação a prevenção e resposta a incidentes e a criação de  planos de contingência.

Aproveite o tempo em casa para estudar, e se qualificar, com nossos instrutores altamente qualificados, e com experiência internacional.
Conheça nossos treinamentos online, que estão com até 50% de desconto: https://lnkd.in/dqsZECJ

Fonte: O Globo