Notícias

Depois de bater mais de 4 milhões de barris por dia em janeiro, produção de petróleo e gás recua


Depois de bater mais de 4 milhões de barris por dia em janeiro, produção de petróleo e gás recua Depois de bater mais de 4 milhões de barris por dia em janeiro, produção de petróleo e gás recua

Resultado foi impactado pela greve de 20 dias feita pelos petroleiros

Depois de o país ter superado a marca de 4 milhões de barris por dia na produção de petróleo e gás, no mês de janeiro, quando os petroleiros fizeram uma greve de 20 dias, a produção caiu  para 3,78 milhões de  barris diários.  De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção só de petróleo, em fevereiro,  foi de 2,97 milhões de barris por dia, uma queda de 6,21% em relação aos  3,16 milhões de barris por dia no mês anterior. Mas em comparação aos 2,48 milhões de barris diários em  fevereiro do ano passado, a produção no mês passado registrou um aumento de 19,37%.

A produção de gás natural também despencou 6,44% em fevereiro totalizando 109,8 milhões de metros cúbicos por dia, contra  138,7 milhões de metros cúbicos no mês de Janeiro. Já em comparação a fevereiro de 2019 a produção de gás natural foi 17,85% maior.

A produção de petróleo e gás natural nos campos do pré-sal também sofreram uma redução na produção em fevereiro. Nesse mês produção no pré-sal foi de 2,49 milhões de barris equivalentes (petróleo e gás), 6,87% menor do que no mês anterior  mas em relação a fevereiro do ano passado representou um aumento de 46.9%.  Essa produção do pré-sal representou 65,9% da produção total de petróleo e gás do país.

Até o  campo de Lula, no pré-sal na Bacia de Santos, que é o maior produtor de petróleo do país, registrou uma queda na produção de 7,42% em fevereiro, ficando em 974,3 mil barris diários contra 1,05 milhão de barris em janeiro, só de petróleo. A produção de gás natural também caiu 6,25% no mês no campo de Lula.

Fonte: O Globo