Notícias

Brasil tem três dos 500 supercomputadores do mundo


Supercomputador Santos Dumont, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) Supercomputador Santos Dumont, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)

O melhor computador do país é o Santos Dumont, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), segundo o ranking TOP 500

Três máquinas brasileiras entraram para a lista dos TOP 500 supercomputadores do mundo. Ranking fechado em novembro de 2019 classifica os principais computadores de alta performance do mundo.

Entre os brasileiros, estão o Santos Dumont, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); o Fênix, da Petrobras; e o Ogbon, do SENAI Cimatec da Bahia. Todos as máquinas foram produzidas pela companhia francesa Atos.

Supercomputadores são computadores com velocidade de processamento e capacidade de memória milhares de vezes maior do que computadores comerciais. As máquinas são usadas para processamento de cálculos complexos e tarefas extensas, empregados em pesquisas científicas com grandes volumes de dados. As áreas mais comuns são meteorologia, geologia, medicina, óleo e gás, e física.

Os brasileiros

Santos Dumont
O Santos Dumont pertence ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e tem capacidade de processamento total de aproximadamente 5,1 quatrilhões de operações por segundo. Em 2019, recebeu uma atualização, aumentando sua capacidade em mais de três vezes. A expansão foi fruto de uma parceria da Petrobras com o Consórcio Libra, com intuito de intensificar pesquisas setor de petróleo e gás, principalmente nos estudos de imagens sísmicas em profundidade e simulação de reservatório em tempo real. No ranking dos TOP 500, ficou na posição N°193.

Localizado na Petrobras de Vargem Grande (RJ), o Fênix está em 195º no ranking dos TOP 500. O supercomputador é usado pela Petrobras para desenvolvimento, aplicação de algoritmos e processamento de dados geofísicos. A máquina tem mais de 48 mil núcleos de processamento e 55 mil gigabytes de memória.

Ogbon
Alocado no Centro de Supercomputação do Senai Cimatec, em Salvador, o Ogbon ficou na posição 347° do TOP 500. O equipamento foi financiado pela Petrobras e é usado na pesquisa aplicada de geologia, geofísica, engenharia de reservatórios e outros setores de óleo e gás.

Para conhecimento, pois pode ser do seu interesse:
Inglês Offshore, para comunicação em plataformas de petróleo e gás
Parceria Wise Up Offshore e Click Macaé
Confira aqui: https://bit.ly/38Q9buW

Fonte: Época Negócios