Notícias

O que esperar do petróleo agora?


O que esperar do petróleo agora? O que esperar do petróleo agora?

O petróleo, que chegou a US$ 70 durante a semana de conflito entre EUA e Irã, abriu a semana em queda, com o tipo Brent cotado a US$ 64. Mas o governo atual continua sem saber como lidar com a volatilidade no preço do barril, como se viu nos últimos dias.

A gestão atual ficou dividida entre os liberais e o grupo que defende algum mecanismo para atenuar as altas nos preços. A ideia de criar um subsídio não faz muito sentido. O presidente Jair Bolsonaro sugeriu que estados reduzam o ICMS sobre os combustíveis. Seria uma escolha econômica equivocada. Os governadores estão com dificuldade para pagar as despesas com Saúde e Educação e teriam que subsidiar os combustíveis fósseis. O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, explicou que uma sugestão é cobrar um tributo fixo sobre o litro do combustível. Hoje se recolhe uma alíquota. A ideia de um fundo também é pensada. Os recursos seriam arrecadados quando o preço do combustível estivesse em queda, para serem usados no momento de alta dos preços. Mas não há engenharia financeira que resolva. O preço é delicado e afeta muito a vida das pessoas, em plena era das emergências climáticas.

O programa relembra a história do petróleo desde o primeiro choque de preços, na década de 1970. Era uma época em que o Brasil importava 80% do petróleo que consumia, não tinha reservas e ainda precisava importar alimentos. Faltavam recursos. Por isso, os choques no começo e no fim dos anos 1970 foram dramáticos e mudaram a história do país.

A memória daqueles tempos é traumática. A cada conflito no Golfo Pérsico a lembrança daquelas crises volta. Mas hoje os EUA são os maiores produtores do mundo. O mercado está menos dependente do petróleo do Oriente Médio. A geopolítica mudou e o Brasil também está produzindo mais.

Mais negócios, mais empregos

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Conheça, e qualifique-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

A hora é agora. Qualifique-se já.

Fonte: O Globo