Notícias

Oceânica Adota Metodologia mais Segura ao Realizar Inspeções Submersas


Inspeções Submersas Inspeções Submersas

Diverless tem sido uma expressão muito frequente no âmbito de inspeções offshores. Devido ao grande avanço tecnológico no campo da indústria naval e, consequente aumento da profundidade de trabalho em ambientes subaquáticos, tornou-se inviável a exploração, unicamente, por meio de seres humanos. A Oceânica firmou, recentemente, um contrato com a Petrobras para a realização de inspeções Diverless. Do inglês, diver = mergulho, less = menos, que traduzindo, significa algo como: inspeções sem mergulhador.

Após concorrer com várias empresas, a Oceânica foi a única capaz de atender a todos os requisitos exigidos pela petrolífera, sendo contratada para realizar em todo o território nacional o serviço de inspeção submersa, utilizando exclusivamente o serviço remoto de inspeção com ROVs (Remotely Operated Vehicle), veículos conectados e controlados de uma embarcação ou de uma plataforma através de um cabo umbilical, um trabalho desafiador, pois requer exímia habilidade técnica e atenção redobrada às exigências da contratante, afinal é uma metodologia nova em um serviço crítico, sendo a Oceânica pioneira e detentora do primeiro contrato desse tipo.

Esta é uma necessidade real da PETROBRAS, que tem priorizado contratar empresas capazes de realizar inspeções offshsores com o máximo de confiabilidade e o mínimo de interferência no processo produtivo. Diante disso, equipamentos operados remotamente sem necessidade de mergulhadores, como os ROVs são cada vez mais utilizados nas operações submarinas, executando importantes tarefas na inspeção de equipamentos, tubulações e cabos submarinos.

A maior preocupação das empresas offshores é evitar a ocorrência de acidentes ou incidentes nas atividades que podem resultar em perda temporária de produção, impacto ambiental ou até mesmo em algo mais desastroso. Por isso, além de toda a tecnologia envolvida, há um enorme investimento em Gestão de Mudança, análise preliminar de risco, sensibilização dos envolvidos na operação e investimento em dispositivos de segurança para evitar que qualquer ocorrência venha ofuscar o resultado do projeto.

A Oceânica tem se preparado para atender às demandas do mercado, portanto, capacita seus colaboradores, atualiza seus processos e tecnologias utilizadas em suas atividades, e tem saído na frente, no que diz respeito a inspeções remotas, sendo uma das poucas empresas nacionais habilitadas para realizar esse tipo de trabalho.

Mais negócios, mais empregos

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Conheça, e qualifique-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

A hora é agora. Qualifique-se já.

Fonte: Tânia Mara - Arquivo Oceânica