Notícias

Macaé é destaque no StartupON


Macaé é destaque no StartupON - Foto Ana Chaffin Macaé é destaque no StartupON - Foto Ana Chaffin

'Novos Modelos de Negócio para Diversificação da Econômica' foi o tema abordado na palestra do secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Carlos Eduardo Silva, durante o StartupON, evento itinerante promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com o Google for Startups. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (13/12), no Hotel Hyatt Place. O objetivo é fortalecer e conectar as diversas comunidades fora do eixo das grandes capitais do Brasil, bem como continuar o trabalho de mapeamento dos atores do ecossistema de startup.

"A trajetória da criação da Startup Macaé até hoje faz parte de uma inquietação, pois percebemos de  forma clara o potencial do município, que conta com cinco instituições públicas, uma prefeitura com capacidade de investimento por meio dos royalties, empreendedores, ambiente de negócios e qualidade de vida", destacou Carlos Eduardo.

O secretário ainda destacou a importância de transformar a pesquisa em inovação. "A pesquisa gera conhecimento. O conhecimento precisa gerar inovação para, só assim, promover soluções e economia. E é esse processo de transformação que nós buscamos", disse.

Além do secretário de Inovação e Tecnologia, o encontro contou com palestra da coordenadora da AbeLLha inCompany, Betania Pontelo; representantes da ABStartups, Rafael Ribeiro e José Muritiba; Marília Sant Anna, do Sebrae e do secretário municipal adjunto de Planejamento, José Manuel Alvitos, entre outros.

Na ocasião, José Manuel Alvitos, apresentou o projeto Inova Macaé, laboratório de Inovação em Administração Pública, que foi considerado case de sucesso de inovação voltado para a geração de valor público na 5ª Semana de Inovação em Gestão Pública, em Brasília, em novembro deste ano.

"Com o objetivo de melhorar e ampliar a oferta de serviços à população, aprimorar os processos do setor público e promover a formação dos servidores na área de inovação, o Inova Macaé foi lançado este ano, no mesmo prédio do Programa Startup Macaé, e já conta com nove grupos de trabalho", disse o secretário.

A coordenadora do Startup Macaé, Luiza Neto, explicou que Macaé foi a primeira cidade a ser selecionada no estado do Rio de Janeiro para receber o StartuON. Segundo ela, o evento seleciona cidades cujos ecossistemas de inovação que estão se consolidando, o que significa um marco para a evolução do município ao entrar nesse foco. "Nesses seis meses de trabalho, a Startup Macaé promoveu postos de trabalho diretos, desenvolvimentos de produtos/serviços, além de conquistas de aportes anjos", destacou Luiza.

O StartupON foi realizado pela ABStartups, com apoio para realização local do Startup Macaé, SEBRAE e E-base. Durante todo dia, foram realizadas palestras, painéis, sessões de mentorias, além do Desafio Empreendedor, realizado todos os anos pelo CRIOS-UFRJ.

Mais negócios, mais empregos

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Conheça, e qualifique-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

A hora é agora. Qualifique-se já.

Fonte: Julie Silveira - SeCom Macaé