Notícias

Vem aí a P-70, mais um FPSO para o pré-sal da Bacia de Santos


P-70, mais um FPSO para o pré-sal da Bacia de Santos P-70, mais um FPSO para o pré-sal da Bacia de Santos

A Bacia de Santos vai contar com mais um FPSO (sigla em inglês para Unidade flutuante de produção, estoque e transferência de petróleo), com capacidade para produzir 150 mil barris de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A P-70 foi finalizada no estaleiro COOEC em Qingdao, na China, e seguirá rumo ao Brasil.

A P-70 faz parte da série de plataformas replicantes, que atualmente respondem por parte da produção no pré-sal, com a operação já iniciada nas unidades P-66, P-67, P-68 e P-69.

O transporte da P-70 para o Brasil será realizado pela modalidade chamada de dry tow (reboque seco), o que significa que ao invés de ser conduzida por rebocadores oceânicos, a Unidade será embarcada em um semi-submersible heavy lift ship (navio semissubmersível para transporte de carga pesada). Serão 78 mil toneladas, o que corresponde ao peso de 220 boeings 747, milimetricamente acomodadas na embarcação. Isso reduzirá em cerca de 40 dias o tempo de viagem da China ao Brasil. No mundo, manobra desse porte só foi realizada uma única vez: na P-67, segunda unidade da série de replicantes.

Com previsão de chegada em dezembro, a P-70 será instalada no campo de Atapu, na Bacia de Santos.

Mais negócios, mais empregos

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Conheça, e qualifique-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

A hora é agora. Qualifique-se já.

Fonte: Petrobras