Notícias

Após cinco anos de crise, indústria do petróleo volta a contratar; veja os profissionais mais requisitados


Indústria do petróleo está aumentando suas contratações; veja os profissionais mais requisitados Indústria do petróleo está aumentando suas contratações; veja os profissionais mais requisitados

Após cinco anos de crise, a retomada do setor de óleo e gás no Brasil já começou a gerar demanda por profissionais qualificados de níveis técnico e superior. A expectativa é que sejam criados 4.500 novos postos de trabalho no estado do Rio no próximo ano, apenas na área de exploração e produção (E&P).

Projeção feita pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) aponta que a atividade petrolífera nos estados produtores pode dobrar o volume de postos de trabalho em 2022, nas atividades de exploração, produção e perfuração.

A notícia é boa para quem busca se recolocar no mercado ou até mesmo ingressar nesse segmento, mas é preciso investir em qualificação, segundo Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan:

— Tivemos sinais fortes de recuperação desse setor em 2019 e a expectativa é que em 2020 esses sinais se fortaleçam. Temos percebido uma elevação na demanda por funcionários, mas ainda não estamos naquele momento ótimo, com mais vagas do que pessoas para empregar. Há um contingente grande de pessoas que estão fora do mercado, e os requisitos são muito elevados.

O alto grau de exigência das empresas tem como contrapartida os maiores salários do país. De acordo com o IBP, as remunerações no mercado de óleo e gás são em média seis vezes maiores que em outras atividades industriais.

— O setor paga os maiores salários porque envolve atividades de alto risco, o que requer que o profissional seja muito bem capacitado. Os profissionais precisam manter suas certificações atualizadas — explica Karine.

Segundo Jamile Couto, consultora de RH da Petra Group, nesse momento de aquecimento, as primeiras áreas a se movimentarem são no segmento de desenvolvimento de negócios.

— Esses profissionais precisam ter um perfil inovador, para que se destaquem no mercado. Depois, começa a parte de projetos. A área operacional normalmente é a última a ter movimentação. Saber falar inglês atualmente é o grande diferencial, porque a maioria das empresas é multinacional — avalia Jamile, que cita entre os setores que já estão com oportunidades abertas, as áreas tributária, de desenvolvimento de negócios, recursos humanos, geofísica, inteligência, logística, gestão de risco e de controles internos.

Carreiras na área de tecnologia são a aposta para o futuro
Presidente da Equinor Brasil, Margareth Øvrum afirma que o país está entre as três principais áreas de operação da companhia no mundo, junto com a Noruega e os Estados Unidos, e que a empresa de energia planeja ampliar as contratações por aqui nos próximos anos.

— Vemos um crescimento significativo no Brasil, provavelmente iremos aumentar nossa produção de três a cinco vezes até 2030. Estamos recrutando rapidamente, e um dos maiores desafios é conseguir as pessoas certas — disse a executiva, destacando que as áreas de Ciência de Dados e Tecnologia estão entre as mais demandadas.

— O futuro do setor está relacionado à nossa capacidade de mudar e inovar, de nos mantermos competitivos em um futuro de transição energética. Na Equinor, temos uma área de negócios chamada OTE (Tecnologia de Operações e Excelência, em português) que, dentre outras responsabilidades, tem como objetivo o desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo iniciativas de eficiência energética — afirmou.

Além disso, Margareth aponta que a companhia tem buscado profissionais com experiência na cadeia produtiva de gás natural, em função do início da abertura desse mercado no Brasil para novos agentes.

Profissões mais procuradas:

Nível médio:

Operador de Exploração de Petróleo
Plataformista
Sondador
Técnico Mecânico
Assistente de Logística
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico de Manutenção Elétrica
Marinheiro de Convés
Torrista
Operador de Painel de Controle
Operador de Guindaste
Operador de Produção (Química, Petroquíca, e afins
Operador de veículos subaquáticos controlados remotamente (ROV)
Soldador

Nível Superior:

Engenheiro Químico
Engenheiro Mecânico Industrial
Engenheiro de Produção
Geólogo
Administrador
Contador

Estes são os profissionais mais procurados. Claro que inúmeros outros também estão sendo inseridos no ambiente de trabalho óleo e gás. Tem grande demanda profissionais que dominem MS Projetc, Logística Offshore, Gerenciamento de Projetos, conhecimento da Ferramenta Petronect (ambiente de compras da Petrobras), que dominem o Repetro SPED e outros.

Tendências de médio e longo prazos:

Especialista em Big Data
Engenheiro de Softwares
Projetista para Tecnologias 3D
Operador de High Speed Machine
Programador de Ferramentas CAD/CAM/CAE/CAI
Técnico de Manutenção em Automação
Especialista em Técnicas de Perfuração
Especialistas em Sismologias e Geofísica de Poços
Especialista para Recuperação Avançada de Petróleo

Mais negócios, mais empregos

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Conheça, e qualifique-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

A hora é agora. Qualifique-se já.

Você também poderá cadastrar seu currículo no maior banco de emprego da Bacia de Campos, e ter acesso a inúmeras vagas, candidatando-se na hora.

Click aqui e confira: www.clickmacae.com.br/empregos

Fonte: Extra