Notícias

Macaé tem medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática


João Henrique Mendes da  Costa, aluno da Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira da Costa (Costa do Sol) - Foto Rui Porto Filh João Henrique Mendes da Costa, aluno da Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira da Costa (Costa do Sol) - Foto Rui Porto Filh

A rede municipal de Macaé conquistou uma medalha de ouro e sete de bronze  na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep-2019). João  Henrique Mendes da  Costa, aluno da Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira da Costa (Costa do Sol), foi o medalhista de ouro. Em 2018, ele já havia se destacado e faturado a medalha de bronze. A programação, que inclui instituições privadas de ensino, é considerada a maior competição estudantil do país.

Neste ano, além de João, Macaé conquistou ainda medalhas de bronze com Beatriz Reis Klen (Oscar Cordeiro), Rendner Luiz Castro de  Matos (Samuel Brust), Vinicius de Souza Araújo (Raul Veiga), Yuri Alves de Souza(Oscar Cordeiro), Renan  Araújo Souza e Nattan Gomes Silva Cortes, ambos do Colégio Claúdio Moacyr de Azevedo, além de Arthur  Neves de Souza (Polivalente Anísio Teixeira). A  educação também ganhou 27 menções honrosas.

O resultado  oficial da Obmep foi divulgado no site da competição. A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A primeira etapa aconteceu no dia  21 de maio e contou com 20 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase foi  uma prova discursiva de seis questões, aplicada no 28 de setembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para o dia 3 de dezembro. De acordo com o secretário de Educação e doutor em Matemática Aplicada, Guto Garcia, a rede municipal de Macaé tem uma trajetória significativa de premiações na olimpíada.

"A Obmep disponibiliza conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas durante todo o ano. Conseguimos mobilizar professores e alunos e, ainda mais, despertar  o gosto pelo estudo da disciplina.   Todos estão de parabéns. Estamos conseguindo revelar potencialidades, e motivar estudantes na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas", ressaltou.

A coordenadora de Matemática (6º ao 9º ano), Vanessa  Arenari, revelou que as propostas  da prova estão estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos e valorizar a integração entre escolas públicas. "A finalidade é continuar identificando jovens talentos e incentivar o estudo da disciplina", observou.

Nesta edição, alunos, professores, escolas e secretarias municipais de Educação vão ganhar prêmios pelos melhores desempenho. Também será concedido um total de 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e até 51.900 menções honrosas. Além disso, um total de 969 professores de escolas públicas e privadas serão premiados.Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. A entrega das medalhas será em data e local, que ainda serão divulgados.

Mais negócios, mais empregos

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Conheça, e qualifique-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

A hora é agora. Qualifique-se já.

Fonte: Comunicação Macaé