Notícias

ANP aprova inclusão de 174 novas áreas na Oferta Permanente


ANP aprova inclusão de 174 novas áreas na Oferta Permanente ANP aprova inclusão de 174 novas áreas na Oferta Permanente

A Diretoria da ANP aprovou na quinta-feira (28/11) a inclusão de 173 blocos e uma área com acumulação marginal (Juruá, na Bacia do Solimões) na Oferta Permanente, modelo de licitação em que há oferta contínua de um portfólio de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural. Dos 173 novos blocos, 149 já estavam em estudo e obtiveram recentemente manifestação quanto à viabilidade ambiental e os outros 24 são blocos ofertados e não arrematados na 16ª Rodada de Licitações, realizada no último 10 de outubro.
 
A nova versão do Edital  da Oferta Permanente passará por consulta pública e posterior audiência pública, marcada para 05/02/2020. A versão atual, publicada em maio de 2019, contempla 600 blocos com risco exploratório e 14 áreas com acumulações marginais. Contudo, em setembro deste ano, ocorreu a sessão pública de ofertas do 1º Ciclo da Oferta Permanente, em que foram arrematados 33 blocos e 12 áreas com acumulações marginais. Desse modo, o novo edital ofertará 740 blocos (567 remanescentes do edital anterior e 173 novos) e três áreas com acumulações marginais (duas remanescentes e a nova área de Juruá, devolvida à ANP pela Petrobras conforme determinado pela Resolução de Diretoria nº 243/2018, de 09/05/2018).
 
Além dos parâmetros técnicos e econômicos para os blocos e área incluídos, a minuta de edital que será submetida a consulta também traz atualização dos parâmetros dos blocos e as áreas que já constavam na versão anterior, em especial com relação à metodologia para definição das alíquotas de royalties. Para as áreas situadas em bacias de nova fronteira e maduras, foi sugerida a redução considerando o risco geológico e a expectativa de produção dos setores e, para áreas com acumulações marginais, foi proposta a alíquota de royalties mínima equivalente a 5%. Já para as áreas externas ao polígono do pré-sal das Bacias de Campos e Santos e aquelas classificadas como bacias de elevado potencial, propõe-se manter a alíquota de royalties em 10%.
 
Constam da minuta ainda alguns aprimoramentos técnicos decorrentes da experiência com o 1º Ciclo da Oferta Permanente e outras rodadas de licitações realizadas este ano, bem como de contribuições de técnicos da Agência, além de alterações na redação para tornar as regras mais claras e objetivas.
 
A Oferta Permanente consiste na oferta contínua de campos devolvidos (ou em processo de devolução) e de blocos exploratórios ofertados em licitações anteriores e não arrematados ou devolvidos à ANP. Dessa forma, as empresas, especialmente as que ainda não atuam no Brasil, têm a oportunidade de estudar essas áreas sem a limitação de tempo que as rodadas tradicionais proporcionam. Mais informações estão disponíveis em http://rodadas.anp.gov.br/pt/oferta-permanente .

Mais negócios, mais empregos

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Conheça, e qualifique-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

A hora é agora. Qualifique-se já.

Fonte: ANP