Notícias

Megaleilão - Campo de Búzios, o mais atrativo, é arrematado sem ágio por Petrobras com chinesas


Megaleilão - Campo de Búzios, o mais atrativo, é arrematado sem ágio por Petrobras com chinesas Megaleilão - Campo de Búzios, o mais atrativo, é arrematado sem ágio por Petrobras com chinesas

Estatal brasileira, com 90% do consórcio, junto com CNODC e CNOC, fizeram a única oferta pela área

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) realiza agora o leilão do chamado excedente da cessão onerosa , que conta com quatro áreas no pré-sal da Bacia de Santos .  O campo de Búzios, considerado o mais importante , só teve uma oferta, do consórcio Petrobras e as chinesas CNODC e CNOCC. O percentual de óleo-lucro foi de 23,24%, o mínimo. A estatal tem 90% do consórcio e cada uma das chinesas tem 5%.

O bloco de Itapu teve proposta apenas da  Petrobras, com óleo-lucro de 18,15%, tambem o minimo estabelecido.

As reservas das quatro áreas são estimadas entre 6 bilhões e 15 bilhões de barris de petróleo e gás , segundo projeções da Agência Nacional do Petróleo ( ANP ). É ainda, de acordo com analistas, o maior certame de todos os tempos na indústria global de óleo e gás, o que atraiu mais de uma dezena de petroleiras globais. O megaleilão pode dobrar os royalties do Brasil para mais de R$ 100 bilhões .

O certame é feito sob o regime de partilha. Neste modelo, a União é considerada a dona do petróleo. As petroleiras interessadas pagam um valor fixo de bônus, mas o que define o vencedor é quem oferece o maior percentual de petróleo que pretende dividir com a União.

É o chamado óleo-lucro, que é a produção de petróleo e gás descontados os royalties e os custos de exploração. O leilão define um percentual mínimo.

Veja os resultados do leilão
Búzios
Bônus R$ 68,194 bilhões
Alíquota mínima de óleo-lucro: 23,24%
Óleo lucro ofertado: 23,24%, o mínimo
Consórcio vencedor: Petrobras (90%), CNODC (5%) e CNOCC (5%)

Mais negócios, mais empregos

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Conheça, e qualifique-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: O Globo