Notícias

A importância da qualificação através do treinamento à distância


A importância da qualificação através do treinamento à distância A importância da qualificação através do treinamento à distância

Podemos ajuda-lo a se qualificar.

Conheça abaixo a importância de um treinamento à distância (EAD), e confira porque nossos cursos online são uma excelente opção:

Com o avanço da tecnologia e, especialmente, da internet, o ensino a distância mudou – e muito – de cara. Com a facilidade da troca de informações surgiram novos formatos e novas ideias para se construir o EAD no Brasil.

Hoje, é possível afirmar com tranquilidade que o EAD no Brasil não para de crescer e a expectativa é que cresça cada vez mais. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sagah, as projeções apontam que em 2023, mais alunos estarão matriculados em um curso EAD do que um curso presencial.

Já parou para pensar porque estamos vivendo esse movimento no ensino a distância brasileiro e quais são os fatores que influenciam esse crescimento tão acelerado?

O que é o EAD?
A tão falada sigla EAD vem do termo ‘ensino à distância’ e, basicamente, é exatamente o que o nome sugere. Em vez de estar presente fisicamente em uma sala de aula tradicional, o estudante do EAD tem a oportunidade de assistir às aulas remotamente, de casa, do trabalho ou em qualquer outro lugar! Basta estar na frente do computador, ou, hoje em dia, até mesmo com um smartphone ou tablet (com os acessíveis apps).

Assim, as aulas são assistidas por meio da internet e, mesmo não havendo comunicação “cara-a-cara” entre aluno e professor, existem diversas ferramentas online que facilitam e mediam a interação entre eles.

Nesse aspecto, acredita-se que o EAD é uma excelente ferramenta em busca da democratização do ensino, já que é mais flexível e, em geral, muito mais econômica que o ensino tradicional presencial.

Como surgiu
Acredite, existiam propagandas de cursos profissionalizantes por correspondência antes mesmo do final do século XIX. Porém, na medida em que a telecomunicação foi avançando, esse cenário começou a mudar e se expandir.

Das mídias tradicionais, o rádio foi o primeiro a surgir e dar uma nova cara a educação a distância. As primeiras rádios do Brasil já possuiam programas de caráter educativo que eram transmitidos para o país inteiro. Depois do rádio, foi a vez da televisão impactar o EAD no Brasil. Um dos maiores e mais importantes programas educativos da televisão foi o Telecurso, da Rede Globo. Com certeza você já ouviu falar nele! O Telecurso, programa recorrente nas manhãs por anos e anos, teve sua última edição inédita em 2008.

Depois da TV veio a internet revolucionar completamente a forma que se ensina e aprende a distância. E como essa tecnologia não para de se atualizar, a cada dia que passa novas ferramentas surgem para melhorar ainda mais a experiência dos alunos e, claro, democratizar a educação.

Quem estuda na modalidade EAD?
Já pensou na rotina tão cheia que vivemos hoje? Muitas vezes as pessoas estão procurando um meio de se capacitar e melhorar seu posicionamento no mercado de trabalho, mas com o tempo tão corrido não é fácil estar presente em uma instituição de ensino. E para além do tempo, a economia também é um enorme fator. Muita gente sonha em fazer um curso profissionalizante mas não possuem recursos financeiros para arcar com esse ensino. Pense só, para além do custo, ainda é possível incluir gastos com transporte, alimentação, materiais e muito mais. Se, em geral, o ensino a distância já é bem mais econômico que o presencial, remover esses pequenos gastos se traduz em muito mais economia.

Então, o público de um curso EAD é bastante diverso, mas, no geral, são pessoas que buscam se capacitar e aprender coisas novas em uma modalidade de ensino inovadora, econômica e que investe em comodidade e flexibilidade!

Segundo dados do CENSO EAD, realizado em 2016, a maior parte dos estudantes abrange as faixas etárias entre 26 e 40 anos.

Quais fatores impulsionaram o EAD no Brasil?
Se voltarmos a pensar no surgimento do EAD no Brasil, fica claro que a tecnologia e o avanço das telecomunicações foram peças-chave para a mudança e adaptação do ensino a distância no país. Com cada nova tecnologia e cada nova mídia que surge, existem mais formas de alcançar um número ainda maior de pessoas. Mas isso não é tudo!

No Brasil, hoje, o ensino a distância está passando por um grande momento, alcançando mais de 1 milhão de alunos. Para você entender a grandiosidade desse número, é só pensar que, em 2005, o número de alunos matriculados em EAD era cerca de 100 mil, hoje esse número cresceu mais de 1000%.

Por que estamos vendo esse movimento tão claro?

Alguns fatores podem ser considerados os principais na expansão do EAD no Brasil.

Expansão e facilidade do acesso a internet
Você já parou para pensar no número de pessoas que possuem acesso a internet hoje? Segundo dados do IBGE, mais da metade dos brasileiros já acessam a rede. Segundo o instituto, 116 milhões de pessoas estão conectadas, e isso representa pouco mais de 64% de toda a população do país.

Além disso, podemos também citar a facilidade de acesso em diversas plataformas. São inúmeros os aparelhos que possuem algum tipo de acesso a internet hoje em dia. Utilizar Smartphones, tablets, computadores e até mesmo os aparelhos de televisão para acessar a internet já faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros.

Menos desconfiança
O senso comum, por muitas vezes, defendia que um diploma ou certificado de um curso a distância vale menos do que um curso presencial, mas isso não é verdade. Se você concluir um curso na modalidade a distância, o diploma, além de não vir discriminado em qual modalidade de ensino você estudou tem o mesmo valor que um curso tradicional.

Quando mais informação disponível, menos desconfiança em relação a isso. Esse tipo de confiança representa, também, um grande fator que está ajudando a expansão do EAD no Brasil.

Fator econômico
Sempre muito falado, o fator econômico é também decisivo para o crescimento do ensino a distância no Brasil. Em geral um curso de graduação a distância pode ser até 60% mais econômico que o mesmo curso presencial. E, se o diploma vale o mesmo, mas o EAD é menos da metade do preço, é claro que mais e mais pessoas estão procurando estudar a distância, certo?

Além desse enorme desconto, pense em todos os outros gastos que estão envolvidos na educação presencial. Combustível, passagens, alimentação, estacionamento, materiais em geral. Tudo isso entra na conta!

É por isso que tanta gente defende que o EAD é uma peça-chave para democratizar a educação no Brasil, com os treinamentos ofertando cursos de qualificação, que dá tempo livre ao aluno, além de preços muito mais acessíveis!

Flexibilidade e comodidade
Já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”? Se pensarmos dessa forma, então o EAD ajuda a economizar ainda mais!

A rotina é corrida para praticamente todo mundo hoje, certo? Especialmente em cidades grandes, nas quais temos que lidar não só com a distância, mas o trânsito na hora de se deslocar de uma parte para a outra. Imagine então a oportunidade de estudar diretamente de casa, no seu tempo livre. Isso é um outro fator importantíssimo que ajudou a impulsionar o EAD no Brasil. Além de poder estudar de casa ou qualquer outro lugar que o aluno preferir, ele ainda pode ditar seu próprio ritmo, da forma que contribuir melhor para o seu aprendizado. No EAD, o controle é do aluno.

Aluno no controle!
Uma das vantagens mais expressivas do ensino a distância é o fato do aluno ser o protagonista em seu próprio aprendizado!

Na educação tradicional, existe um padrão muito rígido no qual todos os alunos são enquadrados, mesmo com suas características e necessidades bem distintas. No Ensino a Distância, porém, o aluno tem maior controle de quando, onde e como assistir às aulas, dando as pausas que quiser, buscando outras fontes de informação e, claro, com muito aporte de tecnologia constantemente.

Como a tecnologia afetou o crescimento do EAD?
E se estamos falando de tecnologia, é claro que ela tem um papel importantíssimo na expansão do EAD no Brasil.

Antigamente, o ensino a distância ainda era, em sua maioria, baseado em textos e outros materiais pouco visuais. Hoje em dia, porém, os vídeos estão dominando esse mercado. O formato videoaulas é mais atrativo e, para a maior parte das pessoas, mais fácil de ser compreendido.

Pense se você prefere ouvir a explicação de um professor ou ler sobre o assunto por conta própria. A maior parte das pessoas acredita que tem um melhor rendimento se consegue assistir a uma aula online sobre algum tema.

Tecnologia multiplataforma

Então, para que os conteúdos atinjam ainda mais alunos, é imprescindível que o conteúdo em vídeo seja pensado para funcionar em qualquer dispositivo que ele utilize. Isso é essencial para uma excelente experiência do usuário. É exatamente isso que acontece no Click Macaé. O vídeo roda, isso mesmo, roda.

Cursos livres
Uma nova tendência que vem ficando forte no EAD do Brasil hoje em dia são os cursos livres. Você sabe o que são?

Cursos livres fazem parte da educação informal. Não são reconhecidos pelo MEC, mas isso não retira a importância deles. Os cursos livres possuem base legal no Decreto nº 5.154/04 e, segundo o mesmo decreto, são cursos de duração variável e não exigem nenhum tipo de comprovação de escolaridade.

Os cursos livres são muito populares pois possuem caráter de qualificação e, em geral, são baratos e têm curta duração. Confira aqui os cursos livres do Click Macaé.

Eles podem abordar assuntos extremamente variados. Por exemplo, é possível encontrar cursos livres online sobre: confeitaria, culinária, mecânica, teologia, idiomas, artesanato… as possibilidades são inúmeras.

Por que apostar em EAD no Brasil?
Todos esses fatores já apontam que o EAD no Brasil, hoje, representa uma área extremamente fértil e em expansão. Ainda segundo o CENSO, no último ano, o número de alunos matriculados nesse mercado cresceu 7,2%. A expectativa é que, em 2019, o EAD no Brasil ganhe mais 700 mil alunos. É um mercado em constante crescente há anos.

Outro dado importantíssimo aponta que 50% dos adultos estão mais dispostos a se matricular em uma instituição de ensino que oferece modalidade online do que instituições que não oferecem. 70% dos entrevistados acreditam que o investimento em tecnologia e inovação na educação deveria ser o padrão, substituindo os modelos tradicionais.

E claro, o ensino a distância, além de econômico e flexível, ainda é bastante versátil, uma vez que é possível aplicá-lo fugindo do modelo tradicional de educação. Por exemplo, empresas podem oferecer cursos de capacitação e desenvolvimento a funcionários e até mesmo treinamentos internos recorrentes. Tudo isso significa um investimento no desenvolvimento do funcionário, que trará não somente retorno financeiro, mas também maior engajamento e satisfação dos colaboradores.

Como começar?

Por exemplo, uma diferença muito marcante entre uma aula presencial e uma videoaula é a objetividade. Em sala de aula, um professor normalmente brinca, faz piadas, divaga e é capaz de voltar ao assunto sem maiores problemas e sem comprometer o andamento da aula e entendimento dos alunos. Já em uma aula online, por não haver interação física, é preciso ser objetivo, direto e focado no assunto em questão. Além disso, se normalmente uma hora aula é de 50 minutos, o ideal é que as videoaulas sejam menores, divididas em mais partes e focadas em apenas um assunto.

Essas são apenas algumas características que fazem uma videoaula ser diferente de uma aula presencial.

Qualifique-se com os treinamentos à distância do Click Macaé. Click aqui, e escolha o que melhor se adapta ao seu perfil profissional.

Fonte: Click Macaé Cursos