Notícias

Petrobras é a primeira empresa a receber certificação internacional de excelência na cadeia de suprimentos


Petrobras é a primeira empresa a receber certificação internacional de excelência na cadeia de suprimentos Petrobras é a primeira empresa a receber certificação internacional de excelência na cadeia de suprimentos

Foram avaliadas dimensões ambientais, éticas e econômicas dos processos de contratação e logística de suprimento de bens

A Petrobras é a primeira empresa a obter a certificação da Association for Supply Chain Management (ASCM) em excelência ambiental, ética e econômica na cadeia de contratação e suprimento de bens e serviços. A ASCM, com mais de 45 mil membros em 100 países, dentre eles a Boeing e a Ceva Logistics, faz parte da American Production and Inventory Control Society (APICS), uma organização internacionalmente renomada de certificação e treinamento de profissionais de contratação e suprimentos, com mais de 60 anos de atuação. O anúncio foi feito, nesta terça-feira (17/9), em cerimônia em Las Vegas, nos Estados Unidos.

“As boas práticas de governança corporativa e conformidade são pilares de nossos negócios. Todos nós temos a responsabilidade com os nossos públicos de aderir ao mais alto nível de padrões éticos, ambientais e econômicos”, afirma o gerente executivo de Suprimento de Bens e Serviços, Cláudio Araújo. "Trabalhamos duro para obter a certificação e estamos orgulhosos de ser a primeira empresa a obter essa importante conquista. Vale destacar que, para a obtenção desse resultado, foi muito importante termos uma cadeia de fornecedores vigorosa, comprometida e alinhada com os resultados da Petrobras."

Os auditores da ASCM analisaram mais de 170 documentos e avaliaram os processos de contratação e logística da Petrobras em relação às melhores práticas internacionais, considerando mais de 148 critérios. Também visitaram unidades de logística de suprimentos da Petrobras, onde puderam verificar, por exemplo, o gerenciamento e controle automatizados nos armazéns, com adoção de soluções digitais, além do compromisso com altos padrões de tratamento das questões ambientais. O processo de certificação envolveu mais de 50 profissionais de várias áreas da Petrobras: Suprimento e Bens e Serviços; Logística de E&P; Governança; TIC; Compartilhado; Conformidade; Auditoria Interna; Recursos Humanos; Segurança, Meio Ambiente e Saúde; Estratégia; Riscos, Responsabilidade Social e Cenpes.

Para o diretor de Assuntos Corporativos, Eberaldo Neto, a importância deste feito extrapola o fato de estarmos na companhia de grandes empresas que ainda perseguem esta certificação. “Quando da reestruturação da Petrobras, em 2016, a centralização dos processos de suprimento de bens e serviços foi avaliada pelo Conselho de Administração (CA) da companhia como o maior desafio que enfrentaríamos, tendo em vista que a empresa vinha de uma situação de quase insolvência desencadeada por maus feitos em contratações. Assumimos o compromisso com o CA de trabalhar para resgatar o orgulho dos empregados, transformando o processo de contratação em um processo de excelência. Escolhemos uma entidade de tradição e reputação internacional para nos avaliar e considero que podemos nos orgulhar desta honraria. Entendo que este reconhecimento se estende a todos os colegas das várias áreas da empresa, pois não há um só colega que não se envolva no processo de contratação, seja suportando com um parecer, seja como solicitante de um bem ou serviço”, disse Eberaldo.

“A Petrobras está liderando para que mais empresas demonstrem responsabilidade corporativa por meio de suas práticas no que se refere à cadeia de suprimentos”, diz Abe Eshkenazi, CEO da ASCM. A companhia foi uma das empresas selecionadas para validar a metodologia de avaliação em um projeto-piloto e pioneiro no mundo. A proposta é que essa certificação seja globalmente reconhecida por grandes organizações como um atestado de excelência dos processos de suprimento de bens e serviços. Ao obter a certificação, a Petrobras reforça o seu compromisso com o aprimoramento da governança dos processos de suprimento de bens e serviços, contribuindo para o aumento da credibilidade da companhia em um cenário de mercado competitivo.

Como a avaliação é feita
Três dimensões são avaliadas para que uma empresa obtenha a certificação da ASCM: ética, econômica e ecológica. Para essa avaliação, os processos de planejamento, fornecimento e entrega da cadeia de suprimentos são comparados com os padrões mundiais do mercado e da área acadêmica.
Na dimensão das práticas éticas, são avaliadas iniciativas para combate à corrupção e antitruste; códigos de conduta; confidencialidade de informações; direitos humanos e trabalhistas; propriedade intelectual e patentes. Pela visão econômica, a ASCM analisa as práticas relativas a integridade e reputação; liderança corporativa; risco empresarial; gestão de crise; índice de materialidade; tributos responsáveis; e estratégia e modelos da cadeia de suprimento. Também são considerados, na vertente ambiental, a estratégia climática; o uso de energia, água e resíduos; o reuso de material; e o ciclo de vida do produto.

A certificação é válida por três anos, com o requisito anual de demonstrar aderência aos padrões definidos pela ASCM para manutenção do certificado durante todo o período de validade.

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Conheça, e qualifique-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: Petrobras