Notícias

Cientistas criam combustível 'limpo' com gás de hidrogênio extraído do petróleo


Cientistas criam combustível 'limpo' com gás de hidrogênio extraído do petróleo Cientistas criam combustível 'limpo' com gás de hidrogênio extraído do petróleo

Os cientistas Ian Gates e Jacky Wang, da Universidade de Calgary, no Canadá, em parceria com a Proton Technologies Inc, desenvolveram um método econômico para extrair o hidrogênio de areias betuminosas (betume natural) e de campos de petróleo, em larga escala. Esta substância, que é tão eficiente quanto o diesel e a gasolina, polui muito menos, e pode ser usada para abastecer veículos movidos a hidrogênio líquido, além de gerar eletricidade.

A técnica, que está sendo apresentada na Conferência de Geoquímica Goldschmidt, em Barcelona, permite que o hidrogênio em forma de gás seja extraído dessas reservas de petróleo e betume de maneira mais barata do que a convencional. Os pesquisadores descobriram que injetar oxigênio nestes locais aumenta a temperatura e libera o H², que pode, então, ser separado de outros gases através de filtros especiais. O hidrogênio não se faz presente de maneira nativa nesses reservatórios, mas bombear oxigênio significa que a reação para formar hidrogênio pode ocorrer.

"Esta técnica pode gerar grandes quantidades de hidrogênio enquanto deixa o carbono no solo. Ao trabalhar no nível de produção em massa, a previsão é de que seremos capazes de usar a infra-estrutura e distribuição já existentes", explica Grant Strem, CEO da Proton Technologies, empresa que está financiando o processo.

Para produzir este gás, o custo é inferior ao de fazer a gasolina, por exemplo. Segundo Strem, hoje, para produzir o hidrogênio, o custo atual é de US$ 2 (cerca de R$ 8) por quilo. No sistema de extração com base no oxigênio, os gastos ficarão em torno de 5% disso, o que significa que o processo se paga.


São Paulo já possui alguns ônibus movidos a hidrogênio líquido/ Imagem: Governo do Estado de São Paulo
"O que sai do solo é o gás de hidrogênio, então não temos os enormes custos de purificação associados à refinação de petróleo; usamos o solo como nosso vaso de reação", afirma Strem. Ele diz, ainda, que há potencial para dar eletricidade para o Canadá por 330 anos utilizando apenas as reservas de petróleo e betume do país.

O processo pode extrair hidrogênio de reservatórios de areias petrolíferas e de betume existentes, como os enormes suprimentos encontrados no Canadá e também na Venezuela. Curiosamente, esse processo também pode ser aplicado aos campos de petróleo tradicionais, fazendo com que eles produzam hidrogênio.

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Conheça, e qualifiquem-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: Phys.org