Notícias

Gás Natural Açu realizou cerimônia de formatura para mais de 220 alunos do seu Programa de Qualificação Profissional


Turma Eletricista de Obras recebendo certificado de conclusão do curso Turma Eletricista de Obras recebendo certificado de conclusão do curso

Resultado de uma parceria com a Prefeitura de São João da Barra e a Firjan Senai, o programa tem por objetivo capacitar moradores locais para o mercado de trabalho.

Em clima de comemoração, a GNA – Gás Natural Açu, joint venture entre a Prumo Logística, BP e Siemens, realizou ontem (07/08) uma cerimônia de formatura para mais de 220 alunos que participaram de seu Programa de Qualificação Profissional, no Grussaí Praia Clube, em São João da Barra.

O evento contou com a presença da prefeita de São João da Barra, Carla Machado, acompanhada por autoridades locais: Mônica Terra, Secretária de Comunicação, Marcelino Souza, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Denise Machado, Subsecretária de Educação, bem como de Luiz Paulo Madureira, Diretor Executivo do Instituto de Previdência Municipal, entre outros. Diretores da GNA e da Firjan também estiveram presentes na cerimônia.

Cerca de 500 pessoas, incluindo familiares, lotaram o local para aplaudir os alunos que enfrentaram desafios para concluir o curso em busca de novas oportunidades. Além do fechamento deste ciclo, os alunos e organizadores tinham mais motivos para celebrar: entre os 221 alunos formados, mais de 150 já estão trabalhando nas obras da UTE GNA I e do Terminal GNL, incluindo todas as alunas da turma feminina de solda. Os projetos integram o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina, de 3 GW de capacidade instalada, que a GNA constrói no Porto do Açu.

“A palavra-chave hoje aqui é alegria. Parabenizo cada um dos alunos por acreditarem em si, por terem sido persistentes até a conclusão dos cursos. Agradeço também à diretoria da GNA pelo compromisso em contribuir com a capacitação e geração de empregos para a nossa gente. Eu fico feliz em ver tantos sãojoanenses trabalhando em empresas instaladas do Porto do Açu. São muitas famílias beneficiadas e isso é muito importante”, afirmou Carla Machado, Prefeita de São João da Barra. A prefeita destacou ainda a participação das mulheres nos programa. “Fico feliz pelas mulheres que participaram do curso, dito ‘para homens’, e mostraram a sua capacidade de trabalho. Isso é motivo de muito orgulho para mim, uma prefeita mulher”, concluiu.

“Temos muito orgulho em poder falar dos resultados do nosso Programa de Qualificação e reafirmar o compromisso da GNA em qualificar e contratar pessoas da região do nosso empreendimento. Nosso objetivo sempre foi capacitar as pessoas para que aproveitem melhor as oportunidades de trabalho que estão surgindo na região. Parabenizamos os alunos e agradecemos à prefeita Carla Machado e à Firjan Senai pela parceria neste programa, afirmou a Head de RH, Angela Serpa.

A aluna Larissa Fonseca, da turma de Eletricista de Obras, que já atua nas obras da GNA, foi chamada ao palco para dar o seu depoimento sobre a participação no programa. “Gostaria de começar agradecendo a todos, em especial à GNA, por ter ofertado esse curso para nós. Quando as aulas começaram, eu tive certeza de que estava no lugar certo; de que ali era o primeiro passo para tudo que eu tinha para conquistar. Ter feito o curso me abriu portas, não só profissionalmente, mas como pessoa; me fez crescer e ser mais guerreira e acreditar em mim. Eu tenho muito orgulho das mulheres que, como eu, conquistaram seu espaço. E gostaria de finalizar dizendo que o lugar da mulher é onde ela quiser estar!”

Homenageados
Além dos alunos, os principais homenageados da noite, professores e tutores também foram lembrados e receberam as congratulações pelo trabalho desempenhado durante todo o período de realização dos cursos. Toda a dinâmica do evento contou com a participação dos alunos. Para isso, foi constituída uma comissão de formatura, com a participação de alunos representantes das turmas, que participaram ativamente do processo de construção da cerimônia.

Programa de Qualificação GNA

Lançado em novembro de 2018 com a oferta de 520 vagas, o Programa de Qualificação da GNA foi idealizado com o apoio da Prefeitura de São João da Barra e da Firjan Senai, com o objetivo de preparar tecnicamente os moradores locais para mercado de trabalho na região. Até agora, 17 turmas foram concluídas e mais de 220 alunos preparados para o mercado de trabalho. A previsão é que até o fim do ano, outras sete turmas que estão em andamento se formem.

Sobre a GNA

A GNA, joint venture entre a Prumo Logística, BP e Siemens, está construindo no Porto do Açu (RJ) o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina. O projeto compreende a implantação de duas térmicas movidas a gás natural (GNA I e GNA II) que, em conjunto, alcançarão 3 GW de capacidade instalada, além de um terminal de regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito), de 21 milhões de metros cúbicos/dia.

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Qualifiquem-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: Renata Azzi - Maquina Cohn & Wolfe