Notícias

Dados da indústria indicam forte retomada do setor de óleo e gás em Macaé


Rretomada do setor de óleo e gás em Macaé Rretomada do setor de óleo e gás em Macaé

A perspectiva de investimentos na exploração de novas reservas, leiloadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) nos últimos três anos, somada a estratégia de revitalização dos campos maduros, indicam a retomada das operações do setor de óleo e gás em Macaé.

Dados relativos as estratégias das grandes operadoras offshore, em ampliar a capacidade de produção nas reservas situadas na Bacia de Campos, foram apresentados durante reunião realizada na última semana, em Macaé.

No encontro, o secretário executivo da Associação Brasileira das Empresas de Serviços do Petróleo (Abespetro), Gilson Coelho, apontou que nos próximos sete anos, cerca de R$ 285 bilhões serão investidos no Estado do Rio de Janeiro para elevar a produção das reservas, um potencial capaz de gerar cerca de 700 mil empregos no período.

“A indústria está preparada para reativar as operações de óleo e gás, através dos investimentos previstos pelas operadoras. Além dos leilões da ANP, a estratégia de revitalização dos campos maduros amplia a oferta de petróleo para produção, o que eleva a participação do Brasil no mercado mundial de óleo e gás”, explicou Gilson.

Hoje, o Brasil é o 9º país com maior capacidade de produção de petróleo no mundo, movimentando indústria responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Rio de Janeiro. Medidas discutidas e defendidas pelo governo municipal irão contribuir com esse novo ciclo virtuoso do petróleo.

“Macaé já está respirando esses novos ares. E a cidade possui estrutura para atender essa dinâmica do petróleo, como a melhoria no sistema de mobilidade através da construção da Estrada de Santa Tereza, a ampliação do Aeroporto e a instalação do novo porto. Estamos caminhando para um novo momento”, apontou Gilson.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Ambiente, Gerson Martins, afirmou que o governo municipal tem se dedicado a buscar soluções inteligentes, para atender essa nova demanda do setor de óleo e gás.

“Os pedidos de licenciamento para empresas deste setor estão aumentando. Esses são dados concretos da secretaria, que nos motivam a auxiliar o prefeito Dr. Aluizio a tomar decisões importantes para preparar a cidade e estimular a cadeia produtiva de óleo e gás, com potencial importante para gerar empregos”, defendeu Gerson.

Prepare-se:

Não fique de fora dos empregos, e negócios.

Qualifique-se,  turbinando seu currículo, com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: SeCom Macaé