Notícias

Equinor estuda novo FPSO para produzir em Pão de Açúcar em 2026


Equinor estuda novo FPSO para produzir em Pão de Açúcar em 2026 Equinor estuda novo FPSO para produzir em Pão de Açúcar em 2026

HOUSTON – A Equinor estima que vai produzir entre 300 mil e 500 mil barris por dia de óleo e gás no Brasil até 2030. A informação foi divulgada nesta terça-feira (7) pelo vice-presidente de Supply Chain da Equinor no Brasil, Mauro Andrade, que palestrou na Arena Onip, na OTC 2019.

Atualmente, a Equinor produz da ordem de 110 mil barris/dia no Brasil, por meio da operação do campo de Peregrino, onde é dona inegral do ativo, e da parcela de 25% de Roncador, adiquirida da Petrobras em 2018 – Roncador produz cerca de 200 mil barris/dia.

Novo FPSO
Andrade afirmou que a norueguesa estuda instalar um FPSO para produção de gás e condensado no área do bloco exploratório BM-C-33, onde está a descoberta de Pão de Açúcar, em águas profundas da Bacia de Campos.

Os estudos iniciais da empresa apontam para uma unidade de produção com capacidade de produzir entre 16 e 20 milhões de m3/dia de gás natural, com 8 a 12 risers. O primeiro gás poderia ser produzido, a depender de outros fatores, a partir de 2026.

“São estudos ainda muito inicias. Dependem de diversos fatores a serem definidos”, comenta o vice-presidente da Equinor no Brasil.

Carcará
Mauro Andrade afirmou ainda que a Equinor pretende contratar o FEED para a primeira plataforma do tipo FPSO para produzir na descoberta de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos, ainda em 2019. O lançamento da concorrência deve acontecer nas próximas semanas.

A Equinor vai instalar duas plataformas do tipo FPSO para produzir o petróleo e gás em Carcará. A primeira unidade de produção,  com capacidade para 220 mil barris por dia de petróleo e 15 milhões de m³/dia de gás natural, será a maior do país e deve entrar em operação em dezembro de 2023.

A segunda plataforma, que pode representar um segunda fase de desenvolvimento de Carcará, ainda está em estudo pelo consórcio liderado pela Equinor.

O sistema de produção projetado pela empresa prevê 32 poços, sendo 12 poços produtores, 4 poços injetores de água, 4 poços injetores de gás e 12 poços contingenciais. A Equinor já possui licença de perfuração para poços na região e pretende expandir o licenciamento atual para a perfuração dos poços de desenvolvimento planejados.

Prepare-se:

Não fique de fora dos empregos, e negócios.

Qualifique-se,  turbinando seu currículo, com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: E&P BR