Notícias

Presidente da Petrobras afirma que Companhia poderá ter 50% da capacidade nacional de refino


Refinaria Refinaria

O que está em jogo
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco pretende vender participações integrais em refinarias e acredita ser possível reduzir para 50% a parcela da companhia na capacidade nacional de refino. É uma meta inédita, que significa ampliar consideravelmente o programa de venda de ativos do segmento de refino. O executivo conversou na quinta à noite, 14/02, com Miriam Leitão, na GloboNews.

A redução da participação da Petrobras na capacidade nacional de refino é apontada como uma das condições para atrair investimento privado para o setor. Outra, é garantia para os investidores que eles não serão prejudicados por ingerências na formação de preços da Petrobras, que causem distorções no mercado. Castello Branco mostra que está alinhado com a visão liberal, ao menos, do Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes.

O que a Petrobras já tentou vender?
Na gestão anterior, de Pedro Parente e Ivan Monteiro, o plano era atrair sócio para concluir a refinaria do Comperj e vender 60% de das refinarias Rlam e Rnest (polo Nordeste) e Refap e Repar (polo Sul) – participações nessas quatro refinarias correspondem a 36% da capacidade nacional de refino.

Prepare-se:

Não fique de fora dos empregos, e negócios.

Qualifique-se,  turbinando seu currículo, com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: E&P BR