Notícias

ExxonMobil Expande No Brasil


Exxon Exxon

A Exxon Mobil, uma das grandes petrolíferas do mundo, tinha apenas uma sala no Rio. Com os campos adquiridos, e perspectivas dos leilões do pré-sal, a empresa acaba de alugar um andar inteiro no Rio Sul, no Centro do Rio de Janeiro.

Em apenas um ano, a Exxon Mobil, que antes tinha atuação tímida no Brasil, passou a ser a segunda maior detentora de áreas de exploração de petróleo, perdendo apenas para a estatal Petrobras.

As últimas 24 concessões compradas pela gigante americana com suas parceiras podem guardar 41 bilhões de barris de acordo com estudos preliminares, segundo Eliane Petersohn, superintendente da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Embora a existência do petróleo ainda precise ser confirmada, juntamente com a viabilidade econômica da extração, o número é gigantesco -- representa quase o dobro das reservas atuais da Exxon.

"Quando se calcula o efeito cumulativo de todas essas metas de vários bilhões de barris, o resultado é um recurso bastante significativo que tem a capacidade de produzir grandes volumes", disse Stephen Greenlee, presidente da Exxon para exploração, em entrevista, em Houston, nos EUA.

A maior produtora de petróleo de capital aberto do mundo aposta que o Brasil será pelo menos parte da solução para os desafios da empresa a longo prazo. As ações da Exxon vêm apresentando desempenho inferior ao das outras grandes petroleiras nos últimos cinco anos devido aos retornos ruins dos investimentos históricos, e a produção caiu em oito dos últimos nove trimestres nas comparações ano a ano.

"O Brasil é a maior área de exploração do mundo com potencial a ser encontrado'", disse Tom Ellacott, analista da Wood Mackenzie em Madri. "Não há muitas regiões que ofereçam a escala e o baixo preço de equilíbrio para competir se os preços do petróleo caírem e se mantiverem baixos. O Brasil é um desses lugares."

A petroleira está mapeando seus blocos de exploração adquiridos nos leilões do pré-sal usando a tecnologia sísmica 3D. Além disso, a ExxonMobil espera começar a perfuração de exploração nos blocos que opera até 2020 e, eventualmente, realizar o potencial de valor total dessas oportunidades.

Prepare-se:

Não fique de fora dos empregos, e negócios.

Qualifique-se,  turbinando seu currículo, com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: Click Macaé com Veja e Isto É