Notícias

Após P-68, Bacia de Santos ganhará mais uma plataforma em 2019, e outra em 2020


P-67 P-67

O aumento de produção deve trazer benefícios para as cidades da Baixada Santista através dos royalties e pagamentos de impostos

Primeira plataforma, chamada P-67, começou a produzir na área de Lula Norte no último dia 1º de fevereiro. A P-68 está em construção

A área da Bacia de Santos que corresponde à região da Baixada Santista vai aumentar a produção de barris de petróleo e gás. Isso porque mais duas plataformas começam a operar este ano. A primeira, nomeada de P-67, começou a produzir na área de Lula Norte no último dia 1º de fevereiro. A segunda, chamada P-68, ainda está em construção no Espírito Santo, mas tem previsão de iniciar os trabalhos até o fim de 2019, em Berbigão. Atualmente, 16 estão em operação.

De acordo com a Petrobras, uma terceira nova plataforma, a P-70, terá seu primeiro óleo em 2020 na área de Atapu. Quando as novas unidades estiverem em pleno funcionamento, a estimativa é de que a produção de barris de petróleo chegue a 500 mil/dia, e a de gás gire em torno de 6 milhões de metros cúbicos por plataforma. 

O aumento de produção deve trazer benefícios às cidades da Baixada Santista através dos royalties (compensação). Em 2018, os royalties relativos às atividades de petróleo e gás, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), somaram mais de R$200 milhões para os nove municípios da região. A atividade petroleira reverte ainda valores pagos através de impostos, como o ISS (Imposto Sobre Serviços).

Só Cubatão, por exemplo, recebeu R$31,1 milhões no ano passado em função do IPTU e ISS recolhidos pelas atividades da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC).

As informações sobre os planos da Petrobras para a região em 2019 foram transmitidas na quarta-feira, 06/02, sede da empresa, em Santos.

Prepare-se:

Não fique de fora dos empregos, e negócios.

Qualifique-se,  turbinando seu currículo, com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: Diário do Litoral