Problemas no carregamento? Recarregue a página!

SLB destacou a inclusão na terceira edição do Macaé Offshore Innovation


SLB destacou a inclusão na terceira edição do Macaé Offshore Innovation SLB destacou a inclusão na terceira edição do Macaé Offshore Innovation - Foto - Eduardo Zavarize

Nara Tsuboi, gerente de Recursos Humanos da SLB no Brasil, falou sobre as ações que visam a um ambiente de trabalho mais diverso, inclusivo e igualitário em prol da produtividade e inovação

Pessoas e Inovação foi o tema da terceira edição do Macaé Offshore Innovation, evento realizado nesta quarta-feira (20/03) que contou com a participação da gerente de Recursos Humanos da SLB no Brasil, Nara Tsuboi.

Em sua apresentação, Nara falou sobre o novo contexto da inovação empresarial que inclui um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. É neste cenário desafiador que, segundo Nara, as empresas devem pensar estrategicamente seus processos, trazendo os funcionários para o centro das decisões inovadoras.

Ela apresentou a evolução da jornada de Desenvolvimento e Inovação na SLB, que começou há quase 30 anos com foco na diversidade existente entre nacionalidades e gênero, expandindo para o conceito do funcionário como parte interessada em 2021, com a criação dos chamados ?Grupos de Afinidades? e chegou a 2022, influenciado pela evolução da cultura e da nova marca da SLB a um novo olhar e lema ?Somos inclusivos?, comentou.

De acordo com a gestora, o desafio está no RH ativo na estratégia da empresa. ?Os temas de Diversidade, Equidade e Inclusão não podem estar apenas sob responsabilidade do RH. O principal desafio é fazer com que todos se engajem, da alta liderança, passando pelas áreas administrativas, operacionais, nos cargos de entrada, no recrutamento e retenção de talentos, na forma como nos comunicamos e agimos com nossos clientes, parceiros e comunidade.? Explicou Nara. ?Nossa visão de médio e longo prazos é alcançar um ambiente de trabalho mais diversificado, inclusivo e igualitário para todos, em todas as esferas onda a SLB se apresenta, visando a segurança psicológica de nossos funcionários e consequentemente, alta performance e inovação?, afirmou.

A SLB já conta com 24,7% de mulheres em seu efetivo e pretende chegar a 30% em 2030. A companhia vem desenvolvendo atividades para melhorar a diversidade e equidade de gênero, como o estudo global de diferença salarial. Tem investido também na formação e profissionalização de PCD junto ao SENAI Macaé.  O projeto, denominado Blue Talent, iniciou uma jornada formadora com 28 aprendizes PCD, número que subiu para 44 em 2024. O projeto possui duração de dois anos divididos em duas etapas, teórica na sala de aula e prática dentro da SLB. Após a conclusão, os aprendizes PCD têm conhecimento técnico e experiência prática para serem absorvidos pelo mercado e sua alta demanda.

Nara conta, ainda, sobre os eventos de letramento realizados em datas estratégicas do calendário da Diversidade, como por exemplo, da Consciência Negra, Zumbi dos Palmares.

O encontro reuniu diversas empresas do setor de energia atuantes no Brasil, com o objetivo de explorar as dimensões cruciais para o desenvolvimento do potencial inovador de uma empresa. Estas dimensões incluem aspectos como liderança, gestão de recursos humanos, diversidade e muito mais. O encontro aconteceu no Hotel Royal Atlântica Macaé.

Direcionado a empresários, gestores das empresas que atuam no setor, operadoras, EPCistas, grandes e pequenos fornecedores de bens e serviços, bem como startups, o Macaé Offshore Innovation é promovido pelo HDI ? Habitat da Inovação e se destaca por apresentar soluções inovadoras para o segmento.

?O Macaé Offshore Innovation tem o intuito de reunir algumas instituições e empresas, além de iniciativas que discutem pessoas e inovação, tema do nosso encontro esse ano. Nós entendemos que a dimensão das pessoas caminha para o campo da inovação, tendo em vista o crescimento do setor e a dificuldade de encontrar colaboradores cada vez mais qualificados?, contou Glauco Nader, CEO do HDI.

O HDI ? Habitat da Inovação é um hub de empresas que tem o propósito de apoiar companhias visando à maximização de resultados operacionais e financeiros a partir de estratégias, projetos e ações com foco em tecnologia e inovação.

Sobre a SLB

Há mais de 75 anos no Brasil, a SLB é uma empresa global de tecnologia que impulsiona a inovação energética para um planeta equilibrado. Com presença global em mais de 100 países e funcionários representando quase o dobro de nacionalidades, trabalhamos todos os dias para descarbonizar petróleo e gás e desenvolver novas tecnologias de energia escaláveis para acelerar a transição energética. Saiba mais em slb.com.

Conheça o Canal do Boni - Energia, Petróleo e Gás

Informações do mercado de trabalho, e negócios, do setor de Petróleo e Gás.

Canal no Youtube - click aqui, conheça, e inscreva-se

Fonte: Vanessa Teixeira - Danthi Comunicação