Problemas no carregamento? Recarregue a página!

ENEL Distribuição Rio dá dicas de como economizar energia na iluminação das residências


ENEL Distribuição Rio dá dicas de como economizar energia na iluminação das residências ENEL Distribuição Rio dá dicas de como economizar energia na iluminação das residências

As lâmpadas de LED consomem 85% menos energia que as incandescentes e contam com uma durabilidade superior a 20 mil horas.

Para economizar energia elétrica não basta apenas usar os eletrodomésticos de maneira eficiente. É importante dar atenção também para a iluminação e ao tipo de lâmpada que usa em casa. Para isso, a Enel Distribuição Rio oferece algumas dicas e mostra como escolhas certas podem ajudar a economizar na conta de luz.

Em casa, o ideal é aproveitar a luz natural, abrindo as janelas e cortinas durante o dia, e dar preferência para cores claras ao pintar as paredes, pois refletem melhor a luminosidade. E ao escolher as lâmpadas, o ideal é optar pelas de LED que consomem menos energia e aquecem menos o ambiente.

Para mostrar os benefícios das lâmpadas LED, a concessionária traz um comparativo com os modelos incandescentes e fluorescentes. Veja a seguir:

- A potência média utilizada pela incandescente é de 60W, contra 15W da fluorescente compacta e 9W da de LED;

- Já a perda de energia em calor da incandescente é de 95%; da fluorescente, 30% e 5% da LED;

- Com relação à vida útil, ela chega a 1.000 horas em lâmpada incandescente. Já a fluorescente atinge 8.000 e a LED conta com uma durabilidade maior, de 25.000 horas.

E quando falamos em redução na conta de luz, as lâmpadas fluorescentes oferecem uma economia de até 75% no consumo de energia e as de LED chegam a 85% menos que as lâmpadas tradicionais.

Para ajudar a população, a distribuidora, por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, realiza diversas ações ao longo do ano de troca de lâmpadas antigas incandescentes ou fluorescentes por outras novas e mais econômicas, de LED.

Sobre a Enel Distribuição Rio 

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Fonte: ENEL Distribuição Rio