Problemas no carregamento? Recarregue a página!

Cartão empresarial: como funciona e quais suas vantagens


Cartão empresarial: como funciona e quais suas vantagens Cartão empresarial - como funciona quais suas vantagens

Ter um cartão empresarial para sua empresa pode significar muitos benefícios para o seu dia a dia. Ele te permite fazer compras a prazo, aumenta o seu poder de compra
devido ao limite de crédito e ainda possibilita centralizar as contas num único lugar. Devido a essas vantagens, o cartão empresarial – seja débito e crédito – virou uma excelente ferramenta numa estratégia empresarial, onde as pessoas que administram um
negócio optam por ele na hora manter a gestão financeira em dia.

Para entender em mais detalhe cada um desses benefícios e até mesmo os cuidados que são necessários tomar na hora de contratar esse tipo de cartão na sua empresa, continue a leitura deste conteúdo e fique por dentro de tudo.

Cartão empresarial: o que é?
Para conseguir aproveitar bem os benefícios do cartão empresarial, é importante entender, antes, o conceito por trás dele. Trata-se de um método de pagamento para pessoas jurídicas. Ou seja, para ter acesso, é preciso ter um CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – aberto e ativo. Ele pode funcionar tanto na função débito ou crédito. Um dos principais motivos pelo qual as pessoas que administram uma empresa optam pelo cartão empresarial é conseguir separar e controlar as despesas pessoais das corporativas. Isso porque, se você utilizar um único cartão para todas as suas despesas, quando chegar sua fatura, será necessário olhar item por item para entender o que foi gasto pessoal e o que foi custo da empresa. Caso isso não ocorra, você fica sem saber o custo real da sua empresa e também os gastos com sua vida pessoal. E se você tem sócios, então, isso se torna mais complicado, já que os sócios devem dividir apenas despesas conjuntas da empresa, não as pessoais.
Quanto à utilização, esse cartão PJ funciona basicamente da mesma forma do cartão para pessoas físicas. No entanto, há alguns diferenciais que devem ser levado em
consideração, como limite de crédito mais alto ao ter um cartão empresarial, e até taxas mais atrativas que os cartões de pessoa física.

5 vantagens do cartão empresarial para o seu negócio
Para que a questão dos diferenciais fique ainda mais clara para você, confira, agora, 5 benefícios do cartão empresarial para o seu negócio.

1. Centralização de contas
Quando se opta por utilizar um cartão empresarial, a primeira coisa a se observar é uma maior profissionalização no seu negócio. Isso porque ter um cartão para o seu CNPJ garante mais credibilidade na hora de fazer suas negociações. Mas muito além da credibilidade, esse tipo de cartão proporciona uma melhor organização nas contas, já que você passa a centralizar os custos e ter o controla das despesas corporativas em um único lugar, facilitando até mesmo o controle financeiro.

2. Fluxo de caixa
Por falar nisso, parece bobeira, mas um cartão corporativo permite você trabalhar melhor seu fluxo de caixa também, caso seja um cartão de crédito, claro.

Quando você usa esse tipo de cartão para fazer compras, o prazo para pagamento normalmente é para o próximo mês — alguns dão até 40 dias para pagar. Com isso, você
pode fazer compras a prazo e vendê-las à vista aos seus clientes. Assim como a matéria–prima, que pode ganhar uns dias a mais para pagamento quando comprada com o cartão de crédito.

3. Melhor gestão financeira
Ainda no sentido de centralização de contas, o cartão empresarial possibilita também uma melhor gestão financeira do seu negócio. Imagine que você precise que seu colaborador compre algo para a empresa. Neste sentido, é possível dar o cartão para ele ao invés de dar dinheiro em espécie ou ter que fazer reembolso depois. Assim, ao receber a fatura, você já tem anotado para o que foi aquele custo, o valor, a data e tudo mais que você precisa para fazer uma boa gestão financeira da sua empresa.

4. Mais poder de compra
Não se trata de uma regra, mas normalmente, quando você solicita um cartão empresarial, as instituições financeiras tendem a ter mais credibilidade em você e passam a
oferecer um limite de crédito mais alto. Com esse limite de crédito, seu poder de compra aumenta, já que é possível comprar a prazo e até parcelado sem prejudicar seu fluxo de caixa.

5. Acesso a crédito
Aqui também não é uma regra, mas quando você tem um bom relacionamento coma instituição financeira que concedeu um cartão empresarial, a possibilidade de você conseguir crédito para investir no seu negócio é maior. Sem contar que, se sua empresa sempre honra os compromissos financeiros em dia com o banco, as taxas de juros tendem a ser mais atrativas do que em outras empresas que você não tem relacionamento nenhum.

Ter acesso a crédito de qualidade pode te ajudar a expandir o negócio, abrir uma filial, aproveitar uma boa promoção de matéria-prima ou até mesmo comprar novos
maquinários.

Cuidados com o cartão empresarial
Vantagens para o uso do cartão empresarial é o que não falta. Mas para se ter uma boa experiência e não cair em algumas armadilhas, vale ressaltar também alguns cuidados que você deve ter. Veja só:

Falta de controle
Não é só porque você tem um cartão de crédito com bom limite que vai sair por aí usando como se não houvesse amanhã, certo? Isso vale tanto para suas despesas pessoais quanto para as corporativas. Por isso, é extremamente importante ter um controle muito de perto de tudo que é pago ou comprado com o cartão empresarial. Anote tudo, inclusive para o que foi aquele gasto, assim fica mais fácil entender o centro de custo de tudo.

Falta de pagamento

Em hipótese alguma, atrase ou deixe de pagar uma fatura do cartão de crédito para empresas. As taxas do rotativo do cartão tendem a ser as mais caras do mercado e isso
pode virar uma verdadeira bola de neve e descontrolar seu caixa. Às vezes, a falta de pagamento ocorre pelo esquecimento, nem é pela falta de dinheiro. É aí que entra a importância de se ter uma boa gestão financeira para que juros e multas desnecessárias não impactem negativamente no seu lucro.

Uso inadequado
Cartão para empresas não pode jamais ser utilizado para compras ou pagamentos pessoais. Isso faz com que sua prestação de contas se embaralhe depois e você passa a não enxergar verdadeiramente quais as despesas da sua empresa.

Limite de crédito
A regra aqui é: jamais gaste mais do que você pode pagar. Não se iluda com limite de crédito alto ele é sim, benéfico, mas se usado com controle e sabedoria. Principalmente para compras parceladas, muito cuidado para não estourar seu orçamento e você não conseguir honrar os pagamentos no futuro.

Caso você perceba que sua empresa está gastando além do que deveria, reajuste o limite de crédito para o máximo que seu negócio consiga custear.

Pronto, agora você já está por dentro dos principais benefícios para se ter um cartão empresarial operando aí no seu negócio. Usando com cautela, as vantagens são inúmeras e seu empreendimento tende a crescer sustentavelmente.

Fonte: Fernando Pita