Problemas no carregamento? Recarregue a página!

Petrobras prevê novo recorde de investimentos em manutenção de refinarias em 2022


Petrobras prevê novo recorde de investimentos em manutenção de refinarias em 2022 Petrobras prevê novo recorde de investimentos em manutenção de refinarias em 2022

Em 2021, a companhia já havia atingido a marca histórica, em valores nominais. A companhia gastou R$ 2,3 bilhões com as atividades de refino no segmento. O montante representa um aumento de mais de 50% em relação a 2020 e de mais de 20% em comparação ao recorde anterior, atingido em 2019.

Mesmo com diversas paradas programadas de manutenção, a Petrobras atingiu, no ano passado, um fator de utilização total (FUT) de refinarias de 83% em 2021, o maior índice dos últimos cinco anos. Segundo a estatal, os números refletem ganhos de eficiência na gestão das unidades.

As paradas programadas são grandes intervenções nas refinarias, nas quais são realizadas a manutenção de diversas unidades industriais, com inspeções e reparos ou substituições de equipamentos, entre outras atividades. Ao todo, mais de 4 mil equipamentos passaram por inspeção e manutenção nas paradas de todas as refinarias da companhia em 2021. Para este ano, são esperadas intervenções em mais de 4,5 mil equipamentos.

O plano de negócios 2022-2026 da Petrobras prevê investimentos totais de US$ 6,1 bilhões no refino nos próximos cinco anos. O planejamento estratégico visa a posicionar a companhia entre os melhores refinadores do mundo, em termos de eficiência e desempenho operacional, com produtos de maior valor agregado e menor emissão de carbono.

A empresa espera ampliar a capacidade de produção, especialmente de derivados de alta qualidade, como o diesel S-10. O Plano Estratégico inclui três grandes frentes de expansão, sendo a principal delas a conclusão da segunda unidade (trem) da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, que elevará a capacidade de produção de diesel S-10 em 95 mil barris por dia. A ideia da petroleira é concluir as obras da refinaria pernambucana para, em seguida, vender o ativo – que, numa primeira tentativa de negociações, não foi bem-sucedida.

O plano também prevê a integração entre a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e o GasLub Itaboraí, no Rio de Janeiro, com capacidade adicional de 93 mil barris por dia de diesel S-10 e querosene de aviação (QAV) e 12 mil barris por dia de lubrificantes de maior qualidade; uma nova unidade de hidrotratamento na Replan, em São Paulo.

Faça bons negócios com a Petrobras.

Treinamento Gestão do Contrato com a Petrobras EAD - Exclusivo no Brasil

Excelente oportunidade para conhecer nosso treinamento EAD Gestão do Contrato com a Petrobras, e evitar prejuízos na relação contratual com a empresa.

Click aqui e saiba mais: https://lnkd.in/eKATDTc

Fonte: Valor