Problemas no carregamento? Recarregue a página!

Macaé 2030 - chamada para artigos sobre futuros cenários além do petróleo


Macaé 2030 - chamada para artigos sobre futuros cenários além do petróleo Macaé 2030 - chamada para artigos sobre futuros cenários além do petróleo

O Observatório da Cidade de Macaé, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior/Secretaria de Educação, por meio do Grupo de Trabalho Interinstitucional Ciência e Tecnologia em Macaé e região (Cederj, Faetec–RJ, FeMASS, IFF, Nupem-UFRJ, Pró-Reitoria do IFF, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ), apresenta a chamada para a publicação de trabalhos científicos que considerem as possibilidades estratégicas para “Macaé 2030 - Futuros Cenários para a Macaé além do Petróleo”, relacionados a diversos campos de pesquisa.

A adesão voluntária ao projeto pode ser feita até 15 de fevereiro de 2022 por meio de cadastramento em formulário próprio com o seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefqHupgKNjRKg2MkXKfHHiHwUSXatgotK3V8XEK3e8CbB9A/viewform?usp=sf_link.

Os interessados podem apresentar trabalhos entre os quatro eixos definidos pela organização: Trabalho e Economia; Estado, Sociedade e Políticas Sociais; Planejamento e Gestão da Infraestrutura Urbana; Gestão ambiental e desenvolvimento. Para participar, é necessário estabelecer parceria acadêmica por meio da vinculação dos grupos e/ou linhas de pesquisa e/ou pesquisadores ao projeto/campos de estudo e pesquisa do Observatório, considerando o desenvolvimento de um estudo sobre a atual sociedade e o futuro de Macaé e região Norte Fluminense.

A secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, destaca a importância do projeto Macaé 2030. “Esse olhar da gestão voltado para pesquisa, além do diálogo com o mercado e as universidades, representam o grande papel do projeto, que busca propor soluções para as demandas do município”, frisa Flaviá.

De acordo com a coordenadora do Observatório da Cidade, Scheila Ribeiro, a proposta tem o objetivo de realizar uma análise situacional do cenário em que se encontram as políticas públicas no município, com o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que visam à identificação dos desafios prioritários (cenário atual) e o apontamento de soluções relacionadas a esses. “O horizonte é o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de modo a vir a contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável e voltado a uma melhor qualidade de vida do munícipe”, acrescenta Scheila. 

Outras informações podem ser consultadas pelo documento: http://www.macae.rj.gov.br/ensinosuperior/conteudo/titulo/macae-2030-futuroscenarios-para-macae-alem-do-petroleo. Em caso de dúvidas, o e-mail de contato é: [email protected].

CRONOGRAMA:

Adesão voluntária ao projeto - Até 15/02/2022;

Envio da proposta do artigo original - Até 15/03/2022;

Bate-papo com os autores - Março/ abril/2022;

Parecer dos editores quanto à proposta do artigo original - 30/04/2022;

Envio do artigo completo - Até 15/07/2022;

Envio dos pareceres - Até 30/08/2022;

Parecer final - 30/10/2022.

Fonte: SeCom Macaé