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Programa Combustível do Futuro será lançado este mês, diz Bento Albuquerque


Programa Combustível do Futuro será lançado este mês, diz Bento Albuquerque Programa Combustível do Futuro será lançado este mês, diz Bento Albuquerque

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, confirmou na terça (13/04) que o governo vai lançar um novo programa federal chamado Combustível do Futuro, voltado para o planejamento de longo prazo do setor de biocombustíveis.

A informação foi antecipada aos leitores do político epbr em 6 de abril. O político epbr é um serviço exclusivo para empresas de cobertura dos bastidores da política energética.

Segundo o ministro Bento Albuquerque, o objetivo é dar “previsibilidade” ao mercado sobre o que governo brasileira pensa em relação ao mercado de combustíveis.

“Queremos levar o conhecimento sobre biocombustíveis para o mundo, para outros países, especialmente da África e da Ásia”, declarou Bento Albuquerque durante painel do Brazil Forum Harvard MIT.

O programa será formalizado por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

“A transição energética já é, e será cada vez mais, um dos aspectos centrais na formulação das estratégias nacionais de desenvolvimento. E irá afetar padrões de comércio e investimentos, modelos de produção e o próprio mundo do trabalho”, afirma Bento Albuquerque.

No curto prazo, contudo, o governo tem interrompido a política federal de expansão da mistura de biodiesel no diesel devido ao impacto nos consumidores.

Amanhã (14) será retomado o 79º leilão (L79), para atendimento ao mercado entre maior e junho, originalmente, com 13% (B13) de biodiesel misturado no diesel B, vendido aos consumidores finais.

Por decisão do CNPE, o percentual foi reduzido para 10%, diante a perspectiva de aumento no preço do biodiesel.

Política energética considera descarbonização via etanol e biodiesel

O Combustível do Futuro será a via para dar ampla cobertura às “questões de mobilidade urbana e as perspectivas para a matriz de combustíveis nos médio e longo prazos, com ênfase na vocação brasileira para a produção sustentável de bioenergia e biocombustíveis”, segundo documentos da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MME, vistos pelo político epbr.

Diante da proposta para financiamento de um programa internacional de eletromobilidade, com investimentos estimados em US$ 850 milhões na América Latina, o MME se posicionou favoravelmente, desde que o plano não interfira no planejamento nacional, que prioriza os biocombustíveis.

O projeto, batizado de E-Motion, é uma proposta de agências de desenvolvimento europeias e conta com aportes do Fundo Clima – o Green Climate Fund (GCF), financiado por meio de depósitos de diversos países.

Por biocombustíveis, MME faz ressalvas a programa bilionário de eletromobilidade
Os países alvos do projeto do GCF, por sua vez, têm o direito de se manifestar sobre eventuais objeções aos projetos, justamente, pelo risco de interferência nas políticas nacionais.

A vontade brasileira de transformar o etanol em uma “commodity global” vem de longa data. O termo foi usado por agentes públicos desde o ex-presidente Lula até o próprio ministro Bento Albuquerque.

Uma das apostas é a relação com a Índia de Narendra Modi, com quem o governo Bolsonaro busca aproximar relações desde o 1º ano de mandato.

O mercado automotivo indiano faz parte da estratégia nacional para ter um parceiro de peso na disputa contra o isolamento da cadeia de valor nacional em um eventual mercado global majoritariamente elétrico.

Outro caminho é a Plataforma para o Biofuturo, da qual faz parte a Divisão de Recursos Energéticos Novos e Renováveis do Ministério das Relações Exteriores.

O fórum discute iniciativas e colaboração com o setor privado para troca de tecnologias, cooperação e desenvolvimento, por exemplo, de mandatos para biocombustíveis.

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Fonte: EP BR