Problemas no carregamento? Recarregue a página!

Petrobras já realizou mais de 15 mil testes para Covid-19 em colaboradores


Petrobras já realizou mais de 15 mil testes para Covid-19 em colaboradores Petrobras já realizou mais de 15 mil testes para Covid-19 em colaboradores

A Petrobras superou a marca de 15 mil testes para Covid-19 realizados entre seus colaboradores. Os testes formam uma importante barreira ao contágio,  junto com outras medidas como o uso de máscaras, reforço na higienização, alterações nas rotinas operacionais para possibilitar o distanciamento entre as pessoas e, principalmente, a redução da atuação presencial – mais de 90% dos colaboradores de atividades administrativas atuam em homeoffice e nas áreas operacionais apenas metade do efetivo está atuando presencialmente para manter as atividades essenciais à sociedade.

Por se tratar de uma barreira de prevenção ao contágio, os testes são aplicados tanto no quadro próprio da Petrobras como nos colaboradores de empresas prestadoras de serviços, sobretudo quando estão em atuação presencial na companhia. Mais de 6 mil testes foram destinados a empregados da Petrobras e mais de 9 mil testes para profissionais de empresas prestadoras de serviços, principalmente na triagem de pessoas assintomáticas antes do início de turnos operacionais, seja em unidades marítimas ou em terra.

Do total, cerca de 11 mil foram testes do tipo rápido, que detectam anticorpos e vêm sendo usados para triagem dos profissionais antes de início de atividades em áreas operacionais, como plataformas e refinarias. Mais de 200 profissionais sem quaisquer sintomas foram identificados na triagem com resultado positivo para anticorpos imaturos (que indicam que o vírus pode estar ativo no organismo), o que demonstra a eficácia dos testes como barreira contra o contágio, já que de outra forma essas pessoas sequer seriam contabilizadas, nem seriam isoladas e monitoradas por equipes de saúde. Outros 4,2 mil são testes do tipo RT-PCR, usados em colaboradores sintomáticos, contactantes e em outras situações específicas para confirmar ou descartar diagnósticos.

Desde o início da pandemia, a Petrobras iniciou os esforços para aquisição de kits de testes e contratação de serviços especializados. Mesmo com gargalos no fornecimento de insumos e serviços para testagem, a companhia foi uma das primeiras empresas a adquirir testes para Covid-19. Foram contratados serviços de 15 laboratórios e disponibilizados testes via drive thru e 29 pontos de coleta para colaboradores em todo o Brasil.  A companhia tem adquirido mais kits de testes rápidos para, de acordo com a capacidade de atendimento do mercado, ampliar a abrangência e periodicidade de aplicação dos testes nas unidades operacionais, sempre considerando critérios técnicos e a avaliação do quadro de saúde da região.

A companhia entende que o diagnóstico preciso da situação em suas unidades é fundamental para avaliar suas estratégias de prevenção. Para se ter uma ideia, a proporção de testes na Petrobras é de 100 testes por grupo de mil pessoas, taxa superior a países como Espanha e Estados Unidos (dados do Worldometers.info em 21/05). A companhia monitora em tempo real os dados de saúde de seus empregados, que são orientados a reportar imediatamente caso ocorra qualquer sintoma por meio de um call center 24 horas, além de atendimento eletrônico. A Petrobras também atua junto às empresas prestadoras de serviços para que monitorem seus empregados, prestando todo apoio quando necessário.

As empresas de óleo e gás continuam operando, e contratando.

É fundamental olhar o momento atual com a visão de futuro, do que nos espera, e estar pronto para a retomada.

As empresas continuam realizando negócios, buscando retomar rapidamente o crescimento.

Click aqui e candidate-se agora nas vagas disponíveis em nosso sistema:

Você também poderá, durante a quarentena, estudar, e se qualificar, com nossos instrutores altamente qualificados, e com experiência internacional.

Conheça nossos treinamentos online, que estão com até 50% de desconto, e pagamento em até 10x no cartão de crédito, ou à vista no boleto, transferência, ou depósito: https://bit.ly/2ylBtAa

Fonte: Petrobras