Problemas no carregamento? Recarregue a página!

Mergulhadores farão investigação na manhã deste domingo para identificar origem, e causa, de vazamento de óleo na praia de Imbetiba, em Macaé


Mergulhadores farão investigação na manhã deste domingo para identificar origem, e causa, de vazamento de óleo na praia de Imbetiba, em Macaé Vazamento de óleo na praia de Imbetiba, em Macaé - foto Sindipetro-NF

O vazamento que teve início na quinta-feira já está sendo acompanhado pela Petrobras, que vem realizando medidas de acompanhamento, e controle, do problema. Na manhã deste domingo empresa especializada estará com mergulhares no local, buscando origem e causa do vazamento.

Na manhã de sexta-feira (24), o mar não apresentava manchas de óleo. A diretora do Sindipetro-NF, Rosângela Buzanelli,  explica que um plano de emergência foi imediatamente acionado pelas empresas e medidas de controle da situação foram tomadas, cessando o vazamento.

Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), a princípio o vazamento do derivado foi em pequenas proporções e já foi contido. O órgão informou, ainda, que uma amostra do material foi colhida pela Petrobras para que seja analisada e comparada com amostras colhidas em embarcações, que atuam na área afetada. Mas, neste primeiro momento, não foi constatado nenhum vazamento nas embarcações ancoradas no píer.

O Sindipetro-NF informou que irá acompanhar não só a análise como também as ações preventivas e corretivas, que devem ser realizadas. Ressaltando que é necessária uma atuação no local, visando calcular os danos ambientais, que possam ter sido causados, principalmente, devido a presença constante de tartarugas naquela região.
— O Sindicato acompanhará de perto o caso. Afinal, um acidente ambiental é sempre muito perigoso. O que ficamos preocupados, como um todo, é que percebemos ao longo dos anos a precarização das condições de trabalho, da manutenção das plataformas e precisamos ficar sempre atentos para entender se esse vazamento é um produto da precarização de manutenção e evitar que novos casos ocorram — frisou a diretora do sindicato Rosângela Buzanelli.

Na manhã deste domingo mergulhadores de empresa especializada farão a verificação em busca da origem, e causa, do vazamento.

Fonte: Click Macaé