Problemas no carregamento? Recarregue a página!

Jovem Cientista Salesiano é o primeiro caminho para a pesquisa científica


Jovem Cientista Salesiano é o primeiro caminho para a pesquisa científica Jovem Cientista Salesiano é o primeiro caminho para a pesquisa científica

O Jovem Cientista Salesiano desponta como um programa que vem abrindo caminhos para produção científica no âmbito do Ensino Médio. Em parceria com a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo - o programa tem como objetivo o despertar de futuros pesquisadores nas áreas de Biologia, Física e Química.

O grupo de jovens pesquisadores apresentou para colegas e professores do 9º ao 3º ano do Ensino Médio seus estudos na área de "Plasticidade Neuronal" e "Neurônios Espelho", sob a orientação do professor doutor da FSMA, Julio Vasconcellos.

"No geral as turmas interagiram bastante conosco, respondendo aos estímulos que colocamos por meio de vídeos. Estamos encerrando o programa neste semestre e foi muito bom aprender coisas novas, que vão além da sala de aula, através de uma experiência mais profunda com um professor que possui doutorado, mais voltado para a pesquisa mesmo", disse Amanda Miranda, aluna do 2º ano A do Ensino Médio.

O conceito de plasticidade neuronal ou neuroplasticidade está relacionado à flexibilidade do sistema nervoso central para se adequar a determinadas condições e tarefas, ou seja, é a capacidade que os neurônios têm de formar novas conexões, quando recebem estímulos advindos do ambiente externo ou do próprio organismo. Já os neurônios espelho são um grupo de células que estão relacionadas com os comportamentos empáticos, sociais e os imitativos. A célula-espelho se ativa em duas situações: ao executar uma ação e ao observar alguém executar uma ação.

Vale ressaltar que o Programa Jovem Cientista Salesiano tem como objetivo proporcionar aos estudantes a experiência da pesquisa e da produção científica no período de 12 meses, com apresentação de relatório final para recebimento do certificado, bem como, apresentação dos trabalhos em eventos e fóruns científicos da Faculdade Salesiana por meio da exposição de pôster e de forma oral.

Empresas e profissionais devem estar preparados:

Não fiquem de fora dos empregos, e negócios.

Qualifiquem-se com nossos treinamentos, clicando aqui.

Fonte: Moira Paula - Assessoria de Comunicação Salesiana