Notícias

Idosos pedem melhorias a Maxwell Vaz


Cerca de 200 idosos estiveram reunidos no último final de semana na Casa Catalunya do Morro de Santana para uma confraternização. Durante mais de três horas, a melhor idade oriunda dos bairros Botafogo, Malvinas, Barra e Fronteira divertiram-se com as inúmeras atrações oferecidas pela Instituição Beneficente, que já presta serviços odontológicos, de vestuário (agasalhos e cobertores) e de alimentação à clientela.
 
Na oportunidade, foi entregue ao candidato a vereador pelo PT, Maxwell Vaz, que também é coordenador das Casas Catalunyas, uma ‘carta de intenções’ para que ele possa, depois de eleito, mediar em favor dos idosos no legislativo municipal.
 
Dentre as reivindicações apresentadas estão questões como o “terceiro degrau”, atendimento de 24 horas nos postos de saúde dos bairros e aceleramento na resolução dos exames laboratoriais.
 
Na carta de intenções, os idosos pediram facilidade no acesso aos ônibus. É que na maioria do transporte coletivo a altura entre o pavimento e o primeiro degrau supera 40 centímetros e isso dificulta o acesso dos idosos. “Eu apresentei como resposta a essa necessidade, a elaboração de um projeto de lei que vai estabelecer a obrigatoriedade para as empresas de ônibus fazerem adaptação de um degrau adicional. Este terceiro degrau deve ficar ligado à porta móvel e assim que esta abrir automaticamente esse degrau é colocado à disposição para que as pessoas tenham um acesso mais seguro, tanto as crianças por sua altura, quanto os idosos por sua fragilidade de locomoção”, explicou Maxwell Vaz.
 
Com relação ao atendimento de saúde 24 horas, o candidato do PT informou aos presentes que já está previsto em sua proposta de trabalho para os quatro anos de mandato legislativo, um projeto básico de atendimento 24 horas nos postos de saúde dos bairros. “O posto de saúde funcionando 24 horas é essencial para o atendimento eficaz de quem tanto já contribuiu para o desenvolvimento do nosso município e do nosso país”, completou.
  
Outra solicitação para a área de saúde pleiteada pela melhor idade foi a redução do tempo de resposta dos exames de análises clínicas. Segundo o manifesto dos idosos, o tempo que aguardam o resultado dos exames laboratoriais é muito longo. “Temos que esperar muito tempo para que o resultado do exame fique pronto e só depois é que marcamos nova consulta para levar o laudo laboratorial”, diz o manifesto.
 
De acordo com Maxwell, esse tempo é precioso para o idoso porque ele precisa logo atacar suas enfermidades já que seu organismo e defesa respondem com uma rapidez bem menor que a dos mais jovens. Como se trata da saúde dos munícipes que deve ser gratuita e de qualidade, o candidato a vereador garantiu que eleito, vai se empenhar e buscar entendimentos com o Sistema Único de Saúde (SUS) para acelerar o tempo de resposta dos exames.
 
Na opinião de Cylenio Malagrisse (69 anos), do Grupo Prosperidade, da Barra de Macaé, formado por mais de oitenta idosos, Maxwell Vaz é ‘o candidato certo para vereador’. “Ele já provou que é um homem trabalhador e humilde e não precisa se eleger como ‘cabide de emprego’, pois já tem seu trabalho na Petrobrás. Eu sei que ele quer ajudar o povo da terceira idade, pois antes de se candidatar Maxwell já fazia muito pelos idosos e agora, vai fazer muito mais lá na Câmara”, assegurou Cylenio.

   

Fonte: Lourdes Acosta