Notícias

Macaé participa de Torneio Internacional de Robótica em Brasília


Alunos da rede municipal representam Macaé no Torneio de Robótica First Lego League  (FLL), que acontece sexta-feira (09/11) e sábado (10/11), em Brasília. O torneio contará com jovens de nove a 16 anos de 80 países.Trinta e dois alunos e oito educadores vão participar do evento. Eles são representantes das escolas municipais Professora Eda Moreira Daflon (Centro), Paulo Freire (Lagomar), Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro), Sana, Elza Ibrahim (Ajuda), Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros e Polivalente  Anísio Teixeira (Costa do Sol).  Com o tema "Into Orbit", os estudantes serão desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real vivenciadas por cientistas e engenheiros. Além disso, eles também vão programar robôs autônomos para cumprir missões.

Seis equipes que integram a rede municipal vão participar de quatro provas. Os estudantes de Macaé estão  se preparando para as avaliações "Projeto de Pesquisa", "Design do Robô", "Desafio do Robô" e "Core Values".  Durante a competição, haverá apresentação dos seguintes projetos: "Fakebook" (equipe Tecno Elza & Lago Lego), "Simulador de tato à distância" (equipe  Poli Station), "S.P.A.F. - Space Personal Avatar Fit - Relógio com Projeção Holográfica (equipe M.L. Robô Club).

Na lista também estão os projetos  "Garb Cleaner - Lavadora de Roupa a Vapor"  (equipe - SerraTec NaSA), projeto "KVLE - Kit Virtual de Lazer Espacial (equipe Robóticos Daflon), "Influências da falta de gravidade na perda de massa óssea. Consequências e soluções" (Sanandroid) e " Pisante", com a equipe Alfatech.

Para fazer bonito, segundo a coordenadora e designer educacional, Luemy Ávila, os alunos e professores estão se dedicando nos treinos. "Todos são muito comprometidos. Este ano, a FLL terá como foco as soluções tecnológica com desafio das especialidades do espaço e  das estrelas da órbita", pontua.

Luemy lembra que para maior conhecimento sobre o assunto, foram realizadas visitas neste segundo semestre ao Planetário no Rio de Janeiro. Além disso, os  alunos participantes do programa Inovareaprender, desenvolvido em Macaé, entrevistaram astrônomos no Museu de Astronomia e conheceram o Observatório Nacional do Rio de Janeiro. "Estamos na expectativa.  Uma educação inovadora se faz com aprendizagem significativa. Nossos alunos terão a oportunidade de viajar na aventura espacial de inovar e aprender", observa.

Alunos também se dedicam ao Coferbol neste sábado

As equipes de Corfebol do Colégio Municipal Sana participam neste sábado (10) da Taça  Rio de Corfebol. A programação vai acontecer no Centro Educacional Batista, em Casimiro de Abreu. O Corfebol é um jogo misto é proveniente da Holanda. Segundo a regra, a competição deve abranger dois times formados por oito pessoas cada um: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino. No país, apenas Macaé, Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro e Americana, em São Paulo, contam com equipes do desporto esportivo.

 A participação dos representantes de Macaé nos torneios nacionais e internacionais é destaque na página da Federação de Corfebol. A equipe macaense vai disputar a final com o time Rio Corfebol. Haverá entrega de troféus e medalhas. A próxima etapa será o Campeonato Brasileiro de Corfebol que será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro, em Americana, São Paulo.

Fonte: Joice Trindade