Bacia de Campos

Empresa Cidadã

Amiga da criança


Unidade de Negócios Bacia de Campos conquista o selo "Empresa Amiga da Criança"

Uma das maiores mazelas da atualidade é o trabalho infantil, pois aprisiona as possibilidades de futuro de quem deveria estar aprendendo a construir prósperas condições de vida. A exploração do trabalho de crianças e adolescentes e crime, fere a Constituição no sentido do direito à educação e à saúde. A postura correta da Petrobras conquistou, em 2002, um gratificante reconhecimento da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente: o selo "Empresa Amiga da Criança".

 

 

 

 

 


 

A conquista vai além da não utilização da mão-de-obra infantil. A destinação de recursos para os programas sociais Programa da Criança e Fazendo Jurubatiba Uma Sala de Aula (um dos braços do programa de educação ambiental Ecolagoas) contou muitos pontos. Todos têm em comum o fato de serem voltados ao público infantil e estimularem a permanência da criança na escola. Além disso, provam que a Petrobras adota ações sustentáveis em benefício da comunidade como prática constante de sua gestão. O que quer dizer que o selo da Abrinq é conseqüência de investimentos contínuos em resultados efetivos no meio social, muito distantes de teorias cosméticas.

 O exemplo da Petrobras compromete e alerta a comunidade empresarial para as devidas responsabilidades sociais. Isto significa que não adianta apenas não utilizar o trabalho infantil, mas ser uma espécie de multiplicador da atitude para os fornecedores. Na prática, toda a cadeia produtiva prestadora de serviços está sendo influenciada a olhar para o mesmo sentido, contrário a adoção da força de trabalho infantil. Esta exigência da Abrinq coincide com os princípios e valores da Petrobras.

O selo é renovado anualmente através de avaliação criteriosa. Reforçar uma postura cidadã e irradiar as boas práticas são passos fundamentais nessa empreitada. A campanha contra o trabalho infantil é séria, justa e, sobretudo, humana.

Fonte: Petrobras