Guia Cidade

Atrativos


Atrativos

Rio Macaé
O Rio Macaé nasce na Serra de Macaé, no limite entre Macaé e Lumiar (Friburgo), com o nome de Macaé de Cima. Desce a região serrana até desaguar no Oceano Atlântico. Grande parte de seu leito é navegável. É o rio que abastece a cidade.

Pico do Frade
O Pico do Frade é o ponto mais alto do município. Tem 1.429 metros de altitude, estando a 56 Km do centro urbano. Ideal para a prática de escaladas e caminhadas, de preferência com guias que podem ser contratados na cidade.

Lagoa de Imboassica
A Lagoa de Imboassica já foi considerado um verdadeiro santuário ecológico. Hoje em dia recebe dejetos de esgoto domiciliar de alguns bairros que surgiram em seu entorno. É muito procurada para as atividades de lazer e para a prática esportiva. Tem uma área de 5 Km quadrados, fazendo limite com o município de Rio das Ostras e está a 11,5 Km do centro da cidade.

Praia do Pecado
A Praia do Pecado é a continuação da Praia dos Cavaleiros até encontrar-se com a Lagoa de Imboassica, já no limite com o município de Rio das Ostras. Ideal para o surf e para o bodyboard é muito procurada também para a prática de pesca de mergulho e pesca de linha.


Praia dos Cavaleiros
A Praia dos Cavaleiros localiza-se no bairro de mesmo nome, reduto dos principais restaurantes da cidade. Ideal para o banho e para a pesca em suas várias lajes e costões. Na Praia dos Cavaleiros realizam-se as competições esportivas do FestVerão.

Praia Campista
A Praia Campista é de mar aberto e agitado, sendo muito utilizada para a pesca. Localiza-se entre a Prainha do Farol e a Praia dos Cavaleiros, muito próxima ao centro urbano.


Prainha do Farol
A Prainha do Farol tem apenas 120 metros de extensão. Quando o mar está calmo, suas águas cristalinas são um convite ao banho e também para a pesca. Nesta praia localiza-se a ruína do antigo farol de Macaé, construído em 1880, nos primeiros anos de existência do município.


Praia de Imbetiba

A Praia de Imbetiba abriga hoje o Terminal de Imbetiba, em apoio as atividades de extração de petróleo na plataforma continental. Recebe descarga de afluentes sanitários tratados do bairro Parque Valentina Miranda e da Petrobrás. É muito procurada para a prática de cooper e para passeios ao amanhecer e ao entardecer.


Praia de São José do Barreto

A Praia de São José do Barreto é um prolongamento da Praia da Barra. Recebe alguns detritos do Rio Macaé. É uma das preferidas pelos pescadores de linha. Esta praia atravessa o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

Lagoa de Jurubatiba
A Lagoa de Jurubatiba é uma das menores entre as 18 lagoas que integram o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Suas águas de coloração escura, devido a presença de raízes, são límpidas e transparentes. É permitida a visitação e o banho, mas a pesca não é permitida.


Arquipélago de Sant’Anna

O Arquipélago de Sant’Anna é formado pelas ilhas do Francês, Ilhote Sul e Sant’Anna. Localizado a 8 Km do cais do Mercado Municipal é utilizado para o lazer e para a pesca. Nele vivem colônias de gaivotas além do vai e vem de algumas espécies de aves que migram da América do Norte na época do inverno.


Corredeiras de Glicério

As corredeiras de Glicério tornaram-se famosas para a prática de canoagem, devido a presença de uma antiga usina de eletricidade nas imediações. A comunidade local desenvolveu um interessante esporte denominado “boiagem” , que consiste em descer as corredeiras em bóias feitas de pneus de automóveis.


Parque de Exposição Latiff Mussi

O Parque de Exposição Latiff Mussi fica na localidade de São José do Barreto e é considerado o terceiro melhor parque do país em infra-estrutura. Tem 80 mil metros quadrados e entre os eventos realizados está a Expo Macaé, com rodeio e shows de MPB de primeira qualidade.


Igreja de Sant’Anna

A Igreja de Sant’Anna, segundo uma antiga lenda, tem sua porta principal voltada para oeste, para impedir que a santa, de mesmo nome, fuja do altar. Após ter sumido e voltado a aparecer por diversas vezes, a santa sumiu na década de 90 e nunca mais foi encontrada. Prédio com construção datada de 1.630, localiza-se numa elevação de onde pode-se vislumbrar toda a cidade.

Solar de Monte Elísio
O solar de Monte Elísio tem destaque no cenário urbano macaense. O prédio foi erguido no sopé de uma pequena elevação, na Avenida Santos Moreira, bairro Visconde de Araújo. Hoje é a sede do Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo). Sua construção ocorreu em 1852, obedecendo o neoclássico e na parte interna, destaque para a escada em madeira, com as iniciais do Visconde de Araújo.


Câmara Municipal

O prédio da Câmara Municipal de Macaé fica na Avenida Rui Barbosa, Centro. Aproveita elementos do estilo neoclássico e se dispõe em dois blocos agregados. Foi construído no século passado e recentemente foi totalmente restaurado. As visitações podem ser feitas na segunda e sexta-feira, no horário comercial.


Forte Marechal Hermes
Não se sabe a data de construção do Forte Marechal Hermes. Dizem que foi construído em 1.761, mas há quem afirme que foi em 1.725. Esta fortaleza, erguida para defender o litoral macaense dos corsários, sofreu reforma em 1908, sendo inaugurado em 1910, levando o nome do Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca. As visitas ao forte são permitidas.

Farol de Imbetiba
O Farol de Imbetiba foi restaurado em 1999. O velho farol foi construído em 1880, para atender as necessidades do Porto de Imbetiba, que funcionava como escoadouro da produção agrícola da Baixada Campista e de Macaé. As visitas são permitidas e o acesso se dá pelo Trevo da Petrobrás, na Praia Campista.