Notícias

Iniciativa privada busca parceria com município na área de Saúde


Empresas querem criar Grupo de Suporte Mútuo de Macaé

Com o objetivo de integrar as empresas privadas da área offshore, treinamento médico, de resgate e o poder público municipal, foi apresentada nesta terça-feira a proposta de implantação de um Grupo de Suporte Mútuo de Macaé, no sentido de discutir a operacionalidade do mesmo em caso de acidente graves ligados à indústria local.

 O presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Aluízio dos Santos Junior, assim como o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Jorge Siqueira, acharam bem-vinda a iniciativa das empresas privadas em fazer uma parceria com o município.

A idéia surgiu devido à descentralização dos serviços de saúde, um dos treinamentos prestados pelas empresas. Aluízio destacou que a prefeitura destinou para este ano um orçamento de quase R$ 50 milhões destinado somente ao Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva.

Ele falou ainda os profissionais do HPM vem recebendo treinamento nas áreas de trauma e emergências clínicas, através da empresa Berkeley, com utilização de simuladores reais de paciente - robôs programados para representar diferentes quadros de trauma e aspectos clínicos.

O diretor da empresa, Marcelo Glória, que esteve presente ao encontro e fez uma demonstração de um atendimento de emergência, ressaltou que a proposta é que o HPM atue como célula e se torne nesta cadeia um centro de trauma integrada a toda estrutura envolvida no acidente. 

Marcelo acrescentou que as atividades do Grupo de Suporte Mútuo de Macaé deverão seguir um alto padrão para conquistar credibilidade internacional. “Estamos felizes em poder tornar o HPM na porta de entrada do Serviço de Saúde para atendimento de acidentes graves. Ele tem todas as características para ser um Trauma Center. Atualmente as vítimas de acidentes graves na área da indústria offshore são levados para o Rio de Janeiro e São Paulo”, disse.

O próximos passo para concretização do Grupo de Suporte Mutuo de Macaé é a aprovação por parte das companhias e autoridades públicas. Estiveram presentes na reunião representantes de empresas offshore, transporte aéreo, treinamento e das secretarias municipais de Indústria e Comércio e Ciências e Tecnologia.

Fonte: SeCom - Prefeitura Municipal